5 coisas que vão marcar o dia

  • Joana Abrantes Gomes
  • 27 Julho 2022

No dia em que termina a reunião da Reserva Federal dos EUA, entra em vigor a subida das taxas de juro na Zona Euro. CTT e EDP Renováveis apresentam resultados do 1.º semestre.

Em dia de apresentação de resultados de mais empresas cotadas na bolsa de Lisboa (desta vez, dos CTT e da EDP Renováveis), entra em vigor a primeira subida das taxas de juro na Zona Euro em mais de uma década, enquanto do outro lado do Atlântico se aguarda pelo anúncio de uma nova subida das taxas. Por cá, destaque ainda para dados do Banco de Portugal, sobre os empréstimos e depósitos bancários em junho, e do INE, sobre a avaliação das casas pela banca.

Resultados de cotadas da bolsa de Lisboa

Os CTT e a EDP Renováveis apresentam esta quarta-feira os resultados semestrais. No caso da operadora postal, os lucros caíram 38% nos primeiros três meses deste ano, para 5,4 milhões de euros, enquanto os lucros da energética aumentaram em 75% no mesmo período, para 66 milhões de euros. A Endesa também divulga os resultados do primeiro semestre e a Altice Portugal apresenta contas do segundo trimestre.

Empréstimos e depósitos bancários

O Banco de Portugal (BdP) divulga esta quarta-feira as estatísticas sobre os empréstimos e depósitos na banca em junho. No final de maio, contavam-se 98,7 mil milhões de euros em empréstimos para a compra de casa, um aumento de 4,8% face ao período homólogo. Os depósitos de particulares ascenderam a um recorde de 178,4 mil milhões de euros em maio, enquanto as empresas depositaram 63,4 mil milhões nos bancos residentes, representando, respetivamente, um crescimento de 6,8% e 11,8% face a maio de 2021.

Entrada em vigor da subida das taxas de juro na Zona Euro

A subida das taxas de juro diretoras, anunciada pelo Banco Central Europeu (BCE) na semana passada, entra em vigor esta quarta-feira. A taxa de juro das principais operações de refinanciamento passa de 0% para 0,50%, a taxa aplicável à facilidade permanente de cedência de liquidez fica agora em 0,75% e a taxa de depósito, que estava em terreno negativo (-0,50%), sobe para 0%.

Novo recorde na avaliação das casas?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica o Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação relativo a junho. A avaliação dos imóveis pelos bancos atingiu um novo recorde em maio, pelo nono mês consecutivo: o valor mediano de avaliação bancária foi de 1.380 euros por metro quadrado, mais 24 euros por metro quadrado do que em abril.

Fed anuncia nova subida de juros

A Reserva Federal (Fed) dos EUA termina esta quarta-feira uma reunião de dois dias, cujo tema em cima da mesa é uma nova subida das taxas de juro. Numa conferência de imprensa prevista para as 14 horas locais (19 horas em Lisboa), prevê-se que o comité do mercado aberto anuncie uma subida de 75 pontos base. Será a quarta vez que o banco central norte-americano aperta a política monetária este ano, numa tentativa de controlar a inflação, que atingiu 9,1% em junho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião