Comissão Europeia prepara-se para controlar exportações de bens e tecnologias militares
Comissão Europeia apresenta na terça-feira estratégia europeia de segurança económica para reduzir exposição à China, que poderá retirar poderes aos governos nacionais.
A Comissão Europeia prepara-se para controlar as exportações de bens militares. Na terça-feira, o executivo comunitário vai apresentar a estratégia europeia de segurança económica. Entre as medidas, admite-se retirar poderes aos governos nacionais na exposição a investimentos de países como a China, refere a agência Reuters (acesso livre).
A proposta aponta para a limitação de exportações e de investimentos que permitam a países estrangeiros ter acesso a tecnologias com efeitos a nível militar, como a computação quântica, a inteligência artificial, o 6G, a biotecnologia e a robótica. Também estão em causa os riscos de fornecimento da energia e nas infraestruturas críticas, como as redes de telecomunicações. Haverá ainda cuidados adicionais em relação aos riscos de fuga de tecnologia de ponta.
O documento será apresentado a pouco mais de uma semana de o Conselho Europeu abordar as relações com a China. A proposta refere que os países da União Europeia devem ter parceiros que partilham preocupações a nível de segurança e aponta para a “eliminação de riscos”, nomeadamente na diminuição da dependência económica sobre a China.
Resta saber se a Comissão Europeia vai manter o direito de os governos nacionais gerirem os direitos de exportação de bens. Em Bruxelas, admite-se que surja uma lista adicional com as tecnologias críticas para a segurança económica da região.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Comissão Europeia prepara-se para controlar exportações de bens e tecnologias militares
{{ noCommentsLabel }}