Agricultores alemães bloqueiam estradas em protesto contra cortes nos subsídios ao combustível agrícola
A decisão do governo de Olaf Scholz de pôr fim a um subsídio à compra de combustível agrícola tem levado os agricultores alemães a bloquear estradas, em protesto contra a medida.
Os agricultores alemães estão a sair à rua no país, em protesto contra os planos do Governo de Olaf Scholz que visam eliminar progressivamente os subsídios destinados ao setor agrícola. Esta segunda-feira, filas de tratores e camiões bloquearam dezenas de estradas e autoestradas na Alemanha, incluindo vários postos da fronteira com a França.
“Não há cerveja sem agricultores”, “O Governo está a abandonar o setor agrícola”, pode ler-se em alguns dos cartazes exibidos pelos agricultores, enquanto outros demonstram apoio ao partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD, na sigla em alemão).
Em Berlim, ouviram-se buzinas de centenas de tratores, que impediam a passagem na avenida principal que dá acesso à Porta de Brandemburgo, assinalando o início de uma semana de manifestações, mesmo sob as temperaturas negativas que têm assolado o país.
Está em causa uma medida, anunciada em dezembro, que visa cortar o subsídio ao combustível usado no setor agrícola. Desde então, os agricultores alemães têm-se manifestado contra a decisão que lhes permite poupar cerca de 900 milhões de euros por ano e cujo fim, alegam, os levará à falência.
Em resposta às reivindicações dos agricultores, o Governo decidiu manter o desconto no imposto sobre veículos agrícolas, mas o subsídio ao gasóleo será gradualmente suprimido ao longo dos próximos três anos, em vez de ser eliminado no imediato.
Entretanto, esta segunda-feira, o chanceler alemão rejeitou os apelos para que fossem feitas novas concessões aos agricultores. “Esta é a nossa proposta e penso que é correta e equilibrada“, afirmou o chanceler alemão, citado pela Bloomberg, numa conferência de imprensa.
Para os agricultores, as alterações não são suficientes e prometem continuar a manifestar-se, reunindo apoio dos conservadores da oposição e também de membros do partido do próprio chanceler, o Partido Social Democrata (SPD, na sigla em alemão).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Agricultores alemães bloqueiam estradas em protesto contra cortes nos subsídios ao combustível agrícola
{{ noCommentsLabel }}