10 apps que protegem a sua privacidade no smartphone

  • ECO
  • 25 Maio 2017

Todo o cuidado é pouco na internet. Conheça por isso estas dez aplicações para Android que lhe garantem um pouco mais de privacidade e segurança. São as recomendações da loja portuguesa Aptoide.

Maio de 2017 fica marcado para toda a história como o mês em que o mundo despertou para um dos maiores e mais mediáticos ataques informáticos dos últimos tempos. Um vírus entrou em milhares de equipamentos através de uma falha do Windows e alastrou-se pela rede. O caos instalou-se em empresas, hospitais e serviços governamentais em várias partes do mundo, levando a maior parte das organizações a fazer shut down das ligações à internet.

Este vírus ransomware, que é um tipo de software malicioso que encripta os ficheiros dos computadores e pede um resgate em bitcoins, fez vítimas em pelo menos 150 países. Por detrás deste ataque terá estado um grupo de hackers que, no último ano, tem roubado informações à agência de segurança nacional dos Estados Unidos, a NSA.

A propagação deste tipo de ataque e os danos que pode provocar exigem que o utilizador atue de forma proativa. Implementar medidas de segurança nos equipamentos, como smartphones ou tablets, é uma das regras básicas de segurança num mundo onde a tecnologia tem um papel primordial. Por essa razão, a Aptoide, startup portuguesa que conta com uma base de 150 milhões de utilizadores, sugere algumas das aplicações gratuitas que vão tornar o seu smartphone mais seguro. Todas as aplicações estão disponíveis para telemóveis Android, através da loja de aplicações Aptoide. Descarregue aqui o aplicativo para o seu telemóvel ou tablet.

Avast Mobile Security

É uma aplicação com funcionalidades de antivírus e anti-roubo para proteger o smartphone ou tablet Android. O Avast Mobile Security mantém o dispositivo protegido contra vírus, malware ou spyware, e ainda ajuda o utilizador a localizar o telefone.

ProtonMail – Encrypted Email

A ProtonMail oferece a possibilidade encriptar o email, o que torna praticamente impossível para qualquer pessoa lê-lo, exceto o remetente e o destinatário. Através desta aplicação é possível criar a própria conta de email gratuita no ProtonMail.

Orfox: Tor Browser for Android

O Orfox é um browser construído a partir do mesmo código-fonte do Firefox, mas com pequenas modificações nos recursos relativos à privacidade. O software Tor protege o smartphone, impedindo que os sites visitados assinalem a localização do equipamento.

Ecosia

É um motor de busca que doa pelo menos 80% das receitas publicitárias para programas de plantação de árvores no Burkina Faso, Madagáscar e Peru. De acordo com o compromisso de transparência, a Ecosia publica os recibos para todas as doações feitas a partir do seu site.

DuckDuckGo Search & Stories

É um motor de busca que monitoriza as pesquisas realizadas. A aplicação Search & Stories oferece a máxima privacidade com pesquisas mais inteligentes mantendo a privacidade elevada ao máximo.

Temp Mail

Com esta aplicação instalada no smartphone o utilizador deixa de se preocupar com o spam, publicidades indesejáveis e possíveis ataques de hackers, mantendo a caixa de email limpa e segura. O Temp Mail fornece um endereço de email descartável, gratuito, anónimo e temporário.

Password Safe and Manager

Esta aplicação armazena e gere todos os dados de passwords inseridos de forma criptografada. A Password Safe é 100% segura, uma vez que não tem acesso à internet. Como não permite efetuar a sincronização, devido à ausência de permissões de internet, caso seja necessário partilhar o banco de dados, o utilizador deverá enviar a informação através da Dropbox.

AppLock

Permite bloquear mensagens SMS, contatos, Gmail, Facebook, Instagram, Pinterest, galerias de fotos, configurações, chamadas e qualquer aplicação. No caso das fotos, ao serem bloqueadas com a AppLock, as imagens desaparecem da galeria de fotos e ficam bloqueadas por um PIN fácil de usar.

Orbot

Esta aplicação permite a outras app usarem a internet de forma mais segura, seguindo por diversos caminhos alternados por uma série de computadores em todo o mundo, escondendo assim o equipamento que se está a usar.

Secure Incoming Call

É uma aplicação que protege as chamadas recebidas. Com o Secure Incomming Call só é possível atender a chamada depois de ter desbloqueado o padrão de segurança definido: um PIN ou uma senha.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

10 apps que protegem a sua privacidade no smartphone

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião