Bolsa resiste ao ex-dividendo da REN

REN caiu mais de 5% com destaque do dividendo. Ainda assim, Lisboa manteve-se na linha de água com um trio de destaques: Nos, Navigator e Sonae. Europa fecha sem tendência.

A bolsa nacional conseguiu manter-se na linha de água, apesar do afundanço da REN que negociou a partir desta sessão sem direito ao dividendo. Num dia misto na Europa e com baixa liquidez por causa do Memorial Day que deixou as praças norte-americanas encerradas esta segunda-feira, a resistência lisboeta foi promovida sobretudo pelos ganhos da Nos, Navigator e Sonae.

O PSI-20, o principal índice português, encerrou o dia como começou. Registou uma variação nula que manteve a praça nos 5.226,48 pontos. Isto apesar de a REN ter caído 5,53% para 2,82 euros, no dia em que se procedeu ao destaque do dividendo de 0,17 euros que a gestora da rede elétrica nacional vai pagar na quarta-feira.

Mas houve notas positivas, casos da Nos, Navigator e Sonae, que viram os seus títulos subir mais de 1%, o que permitiu contrariar as quedas entre os pesos pesados nacionais, EDP, EDP Renováveis, Galp e Jerónimo Martins.

Fora do índice de referência nacional, as ações da Cimpor brilharam depois da proposta da InterCement, empresa que pertence ao grupo Camargo Corrêa, de avançar com a retirada dos títulos da bolsa de Lisboa. Os títulos da cimenteira ganharam 18,97% para 0,37 euros.

No plano internacional, várias bolsas mundiais estiveram encerradas esta segunda-feira, “numa sessão marcada por uma atividade e volume mais reduzidos”, notaram os analistas do BPI no Comentário de Fecho. Não se negociou nas praças de Londres, Nova Iorque e Shanghai.

Neste cenário, se o DAX-30 alemão ganhou 0,21%, sendo a única praça em zona de ganhos, as restantes bolsas do Velho Continente que abriram portas esta segunda-feira fecharam-nas em baixa ligeira, como o CAC-40 de Paris e o IBEX-35 de Madrid, que perderam 0,08% 0,19%, respetivamente.

(Notícia atualizada às 16h59)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa resiste ao ex-dividendo da REN

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião