Santander compra Banco Popular por um euro

Depois do ultimato de Bruxelas, Santander comprou Banco Popular por um euro. A filial portuguesa do Banco Popular não foi objeto de resolução, e passa a integrar também o Grupo Santander.

O Santander comprou o Banco Popular por um euro depois de sete dias em queda na bolsa e do ultimato de Bruxelas, no âmbito de uma medida de resolução. O negócio foi comunicado à CNVM espanhola e ao regulador português nesta manhã de quarta-feira. Em comunicado, o Banco Santander diz ainda que vai avançar com um aumento de capital de sete mil milhões de euros, para cobrir o capital e as provisões necessárias para fortalecer o Popular. A filial portuguesa do Banco Popular não foi objeto de resolução e está incluída no perímetro de venda, pelo que passa também a integrar o Grupo do Banco Santander, diz o Banco de Portugal em comunicado.

Em comunicado enviado esta quarta-feira, o Banco Central Europeu informa que adotou o mecanismo designado de “decisão de resolução”, dando ordem para a transferência de todas as ações e capital do Popular para o Banco Santander pelo custo de um euro.

“Devido à recente situação de stress de liquidez, o BCE decidiu que o Banco Popular estava “em queda ou prestes a cair”, tendo “notificado o SRB [conselho de Resolução] conformemente”, diz a entidade liderada por Mario Draghi, em comunicado.

Cerca das 7h00, a operação já foi comunicada ao mercado pelo Banco Santander. “O Banco Santander, S.A. comunica a aquisição de 100% do capital social do Banco Popular Español, S.A. (“Banco Popular”) como resultado de um processo competitivo de venda organizado no âmbito de um esquema de resolução do Mecanismo Europeu de Resolução e executado pelo FROB, em conformidade com o Regulamento 806/2014 (UE) do Parlamento Europeu e do Conselho, de 15 de julho, na Diretiva 2014/59/UE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 15 de maio de 2014 e a Lei 11/2015, de 18 de junho, de recuperação e resolução de entidades de crédito e empresas de serviços de investimento”, diz o Banco Santander.

O Banco de Portugal também emitiu um comunicado, onde esclarece que, no que respeita à operação em Portugal, esta medida de resolução não tem impacto. “Para o Banco Popular Portugal, esta medida não implica qualquer alteração na atividade do banco português, que continua a operar com total normalidade, agora integrado num novo grupo bancário”, diz a entidade liderada por Carlos Costa. “Esta solução não contempla financiamento por parte de organismos nacionais e protege as poupanças confiadas ao Banco Popular Portugal, assegura a continuidade dos serviços prestados em Portugal e do financiamento à economia”, complementa o Banco de Portugal.

O Banco Santander assume ainda a intenção de avançar com um aumento de capital de cerca de sete mil milhões de euros, com vista a fazer face ao impacto desta aquisição. “Como parte da operação, o Banco Santander tem prevista a realização de um aumento de capital de aproximadamente sete mil milhões de euros que cobrirá o capital e as provisões necessárias para reforçar o balanço do Banco Popular”, refere o comunicado do banco espanhol.

A negociação das ações do Banco Popular foi suspensa depois do anúncio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Santander compra Banco Popular por um euro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião