Trump sob investigação por causa da Rússia

Donald Trump está oficialmente sob investigação na sequência do despedimento do diretor do FBI. Poderá ser acusado de obstrução à Justiça no caso da alegada influência russa nas eleições.

O Presidente Donald Trump está mesmo sob investigação no processo que visa apurar a alegada influência dos russos nas eleições presidenciais norte-americanas. Depois do despedimento do diretor do FBI, James Comey, a Justiça norte-americana pretende avaliar se Trump terá cometido um crime de obstrução à investigação.

A confirmação do próprio Presidente surgiu na manhã desta sexta-feira, através do Twitter. “Estou a ser investigado por despedir o diretor do FBI pelo mesmo homem que me mandou despedir o diretor do FBI! Caça às bruxas”, acusou Donald Trump.

Foi a primeira vez que Trump confirmou publicamente ser um alvo da investigação. De recordar que, na audiência de Comey, o antigo diretor do FBI alegou sob juramento que o Presidente lhe pediu para “limpar publicamente o seu nome” da investigação, o que foi recusado, segundo o The Washington Post [acesso condicionado].

Numa das primeiras versões relativas ao despedimento do líder da polícia federal, a Casa Branca teria recebido um parecer do Departamento de Justiça a recomendar o despedimento de James Comey. Mais tarde, Donald Trump desmentiu a informação, alegando que já estaria a pensar nisso antes mesmo de tomar conhecimento desse parecer.

Além disso, no dia anterior da decisão, o magnata tinha estado reunido com dois oficiais russos — um ministro e um embaixador —, num encontro que causou polémica não só por isso como pelas acusações de que o Presidente teria revelado informações confidenciais sobre a luta contra o Daesh.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump sob investigação por causa da Rússia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião