EDP acelera 3% com potencial fusão com espanhola Gas Natural
Ações da elétrica portuguesa com forte arranque em Lisboa, depois da notícia sobre uma sondagem da Gas Natural Fenosa para uma potencial fusão.
Depois do mais longo ciclo de perdas de sempre, a EDP abriu hoje a subir de forma acentuada na bolsa nacional, na sequência da notícia acerca de uma sondagem da espanhola Gas Natural Fenosa para uma potencial fusão com a elétrica nacional, numa operação que estaria avaliada em cerca de 35 mil milhões de euros.
As ações da EDP iniciaram o dia com uma alta de 3,4% para 2,95 euros, após ter fechado ontem em baixa pela 10.ª seguida, o que corresponde ao mais longo ciclo de perdas na história da companhia portuguesa. Já os títulos da Gas Natural perdem 0,75% para 20,39 euros.
“Isto deverá permitir um forte arranque para a EDP, mesmo que a notícia tenha sido negada” referiu Juan Camilo Rodriguez, analista da AlphaValue, citado pela Bloomberg. “Fiquei surpreendido com a notícia. Os rumores deverão criar algo momentum“, acrescentou.
A agência Reuters adiantou esta segunda-feira que a Gas Natural sondou a EDP para uma eventual fusão, o que iria criar a quarta maior energética da Europa em valor de mercado. Na base deste interesse espanhol estará a intenção da Gas Natural de entrar em força no mercado da eletricidade. O ECO confirmou junto de fontes de mercado que estes contactos aconteceram, seguindo-se a conversações já tidas no passado, embora Isidre Fainé, CEO da Gas Natural, tenha já negado a notícia avançada pela agência.
Rumores dão ânimo à EDP
O bom desempenho da EDP está a sustentar Lisboa em terreno positivo. O PSI-20, o principal índice português, soma 0,09 para 5.181,71 pontos, numa altura em que apenas seis cotadas negoceiam acima da linha de água. Corticeira Amorim e Caixa Económica apresentam valorizações em torno de 1%.
Do lado das perdas, destaque para a Galp e Jerónimo Martins, cujos títulos desciam 0,63% e 0,12%, respetivamente.
Na Europa, o dia iniciou-se com algum sentimento de aversão ao risco. O CAC-40 de Paris perde cerca de 0,5%. Em Madrid, o IBEX-35 cede 0,63%, ao mesmo tempo que as bolsas de Frankfurt e Milão caem entre 0,3% e 0,5%.
Na pré-abertura, os índices europeus ensaiavam em baixa. Em virtude do feriado em Wall Street, é expectável que o volume negociado seja inferior à média, assim como a volatilidade. A contínua fraqueza do setor tecnológico nos EUA deverá penalizar as ações tecnológicas europeias”, referiam os analistas do BPI no seu Diário de Bolsa.
(Notícia atualizada às 8h17)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EDP acelera 3% com potencial fusão com espanhola Gas Natural
{{ noCommentsLabel }}