Com a compra da TVI pela Altice regressam as “ligações entre o poder económico, o político e o mediático”

  • Lusa
  • 26 Setembro 2017

Paulo Azevedo, líder da Sonae, foi ouvido na ERC sobre a compra da TVI pela Meo/Altice e alertou que este é um negócio que "não visa o interesse público".

O presidente da Sonae, Paulo Azevedo, alertou que a compra da Media Capital, dona da TVI, pela francesa Altice, dona da PT, não visa “o interesse público”, por juntar os maiores grupos de comunicação social e telecomunicações.

“Infelizmente [ao longo da carreira] tive muitas vezes de lutar contra teias tecidas por ligações entre o poder económico, o poder político e poder mediático que não visavam o interesse público e penso que esta operação configuraria uma situação que se prestaria muito a isso voltar a acontecer de uma forma bastante mais grave”, advertiu o gestor à saída de uma reunião na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).

E prosseguiu: “Estamos a falar em juntar a propriedade do maior grupo de comunicação social com o maior grupo de telecomunicações e hoje os grupos de telecomunicações são o canal que está entre os consumidores e a comunicação social”.

Para Paulo Azevedo, se há vinte anos “isso não seria praticamente um problema” hoje 100% passa através desses operadores e este operador em concreto [a PT] tem a exclusividade de cerca de quase metade dos portugueses e cada português tem só uma box e um acesso à Internet.

A Sonae detém a Sonaecom que, por sua vez, detém uma participação indireta na Nos, através dos 50% que tem na Zopt, que é detentora de 52,15% da operadora Nos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Com a compra da TVI pela Altice regressam as “ligações entre o poder económico, o político e o mediático”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião