Lei da Uber vai a votos na especialidade na quinta-feira
A lei que deverá regulamentar a atividade das plataformas eletrónicas de transporte vai ser votada pelos deputados da Comissão de Economia na próxima quinta-feira, dia 22.
A lei que vai regulamentar as plataformas como a Uber, Cabify e Taxify vai finalmente ser votada no Parlamento. A votação acontecerá depois da reunião plenária da próxima quinta-feira, 22 de fevereiro, em sede de Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, como confirmou ao ECO o presidente da comissão, Hélder Amaral. A proposta de lei em causa é o resultado do trabalho dos vários grupos parlamentares num tema que se arrasta há mais de um ano.
Em cima da mesa estarão as três propostas para o novo regime jurídico do transporte de passageiros em automóveis ligeiros descaracterizados, com recurso a uma aplicação móvel, como é o caso da Uber. As propostas partiram do Governo, do Bloco de Esquerda e do PSD e deverão ser votadas já com algumas alterações propostas pelos grupos parlamentares.
Este é um tema particularmente sensível, uma vez que estas plataformas encontram-se ilegais à luz das regras atuais, mas continuaram a operar à espera de um novo enquadramento legal. Isso resultou numa acumulação de coimas aos motoristas e empresas parceiras, que o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, já veio defender que deveriam ser perdoadas. A esmagadora maioria dessas coimas não terão sido pagas.
Ao mesmo tempo, a proposta poderá chocar com os interesses dos taxistas, que já se queixaram de concorrência desleal.
(Notícia atualizada às 13h36)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lei da Uber vai a votos na especialidade na quinta-feira
{{ noCommentsLabel }}