Acionistas da Pharol dão luz verde ao aumento de capital até 55,5 milhões de euros

Os acionistas da Pharol aprovaram esta sexta-feira o aumento do capital da empresa até 55,5 milhões de euros. A intenção é injetar o dinheiro na Oi para evitar nova diluição da posição.

Os acionistas da Pharol aprovaram o aumento de capital que vai permitir que a empresa participe na injeção de dinheiro fresco na Oi, confirmou o ECO. Os investidores estiveram reunidos em assembleia-geral extraordinária esta sexta-feira.

A Pharol tem agora luz verde para realizar um aumento de capital de 26,9 milhões de euros até 55,5 milhões de euros. O capital deverá ser usado pela empresa para acorrer à injeção de dinheiro fresco na Oi. É a segunda fase do plano de recuperação da Oi, através da qual a operadora brasileira pretende angariar até quatro mil milhões de reais, ou mais de 830 milhões de euros.

Já depois da publicação deste artigo, a Pharol emitiu um comunicado onde confirma a “aprovação do aumento de capital da sociedade”, assim como a eleição de Maria Leonor Martins Ribeiro Modesto para desempenhar funções na administração da empresa.

A Pharol já foi acionista maioritária da Oi. No entanto, mediante um programa de conversão de dívida em capital, realizado este verão, a posição da Pharol na Oi foi significativamente diluída, cifrando-se agora em 7,85%. Essa foi a primeira fase do plano de recuperação. A segunda fase passa agora pela injeção de dinheiro fresco, pelo que a Pharol pretende participar no sentido de manter a posição num patamar semelhante. Este passo deverá acontecer a 17 de setembro, data da próxima assembleia-geral da Oi.

A notícia surge dois dias antes de a Pharol apresentar contas aos investidores. Na próxima segunda-feira, a empresa deverá publicar o relatório sobre o exercício do ano de 2017, após o fecho dos mercados bolsistas na Europa. Em 2016, a Pharol, que é a antiga holding da Portugal Telecom, fechou o ano com prejuízos de 75 milhões de euros.

(Notícia atualizada às 19h43 com comunicação da Pharol)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Acionistas da Pharol dão luz verde ao aumento de capital até 55,5 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião