“Contesto esta moção de censura com toda a minha força”, reage Theresa May. Em pleno Brexit, Governo britânico pode cair esta noite

A primeira-ministra britânica disse que vai contestar a moção de censura com toda a força que tem. Votação poderá fazer cair Theresa May esta noite.

O Governo de Theresa May pode ter os dias contados.EPA/FACUNDO ARRIZABALAGA

A primeira-ministra britânica já reagiu à informação de que vai ter de enfrentar uma moção de censura interposta pelo seu próprio partido, que poderá fazer cair o Governo ao final do dia desta quarta-feira. Num pesado discurso em frente à residência oficial, Theresa May disse que vai “contestar a moção de censura” com toda a força que tem.

O líder do grupo parlamentar, Graham Brady, anunciou que recebeu pelo menos 48 cartas de deputados do Partido Conservador a pedirem a moção de censura a Theresa May, desencadeando uma votação que irá decorrer entre as 18h00 e as 20h00. Se a moção for chumbada, a liderança de May sai reforçada. Mas, se for aprovada, o Governo cai automaticamente.

A líder do Governo britânico recordou que reuniu esta terça-feira com vários líderes europeus, incluindo com o presidente da Comissão Europeia, e que tinha viagem marcada para Dublin para continuar as discussões do Brexit. “Agora, vou ter de ficar em Londres a enfrentar uma moção de censura”, criticou.

Theresa May alertou também que, se a moção for aprovada, o Reino Unido nunca poderá ter um novo Governo antes de 21 de janeiro, o que faz com que sobrem duas hipóteses: o Brexit ser adiado, ou ser completamente travado. De qualquer das formas, lembrou que “uma mudança na liderança [do Governo] não vai mudar o acordo” do Brexit que já foi fechado pelo Governo com a União Europeia, e que já foi votado e aprovado pelos 27 Estados-membros do bloco.

Apesar do imbróglio, a líder do Governo mostrou-se totalmente empenhada em “levar a cabo o resultado do referendo de 2016”, e avisou os membros do próprio partido de que a aprovação da moção de censura irá entregar à oposição todo o poder numa altura crítica para o futuro do país.

“Mantenho-me firmemente empenhada em concluir a tarefa que me foi confiada”, concluiu Theresa May, num discurso que já era histórico antes mesmo de ter sido proferido.

Jeremy Corbyn, líder da oposição e a cara do Partido Trabalhista, é apontado como um dos favoritos a suceder a Theresa May, caso a atual primeira-ministra seja forçada a abandonar o cargo.

(Notícia atualizada pela última vez às 9h22)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Contesto esta moção de censura com toda a minha força”, reage Theresa May. Em pleno Brexit, Governo britânico pode cair esta noite

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião