Chineses já investiram mais de 5 mil milhões de euros em Portugal

  • Lusa
  • 8 Fevereiro 2019

O embaixador da China em Portugal, Cai Run, garantiu que os investimentos chineses em Portugal aumentaram 7,27% em 2018, para 5,24 mil milhões de euros.

Cai Run, embaixador da China em Portugal.Henrique Casinhas/ECO

O investimento chinês em Portugal aumentou 7,27% no ano passado, ano em que foram investidos 5,24 mil milhões de euros, disse o embaixador chinês em Portugal, Cai Run.

Durante a sessão de abertura da conferência 40 anos de relações diplomáticas entre Portugal e a República Popular da China, Cai Run vincou que o investimento chinês tem vindo a aumentar e disse esperar que as trocas comerciais aumentem ainda mais nos próximos anos.

Na intervenção em chinês, com tradução simultânea para português através de uma intérprete, o embaixador da China em Portugal disse também que o investimento total ultrapassou os nove mil milhões de euros, vincando que o investimento português na China “também é muito significativo”.

Marcelo vê “muitas oportunidades” em Pequim

Portugal “vê muitas oportunidades no desenvolvimento da China”, disse o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa entrevista à revista mensal Macao, publicada em inglês e que é financiada pelo Governo do território administrado por Pequim.

“A progressiva afirmação da China no cenário internacional será sempre vantajosa para o mundo e certamente para Portugal”, afirmou, defendendo que as empresas chinesas têm tido um “grande contributo” na criação do emprego em Portugal.

Na mesma entrevista, ao abordar os investimentos chineses em Portugal nos setores da energia, banca, seguros e saúde, o Presidente português mostrou-se convicto de que o país “tem seguramente capacidade para atrair novos investimentos, idealmente noutras áreas e com outras características mais industriais, com criação de estruturas de raiz”. Macau tem tido um “contributo único” nas relações entre Portugal e a China, sublinhou ainda Marcelo Rebelo de Sousa, frisando o papel do território enquanto plataforma sino-lusófona.

“As relações, sempre amistosas e especiais de Portugal com a China, nunca teriam tido a mesma expressão sem o contributo único de Macau”, destacou. “A identidade especial de Macau cria as condições para que aquela Região Administrativa Especial da República Popular da China continue a desempenhar um papel único (…) como uma plataforma para o diálogo com Portugal e com todos os países de língua portuguesa”, acrescentou o Presidente português.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Chineses já investiram mais de 5 mil milhões de euros em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião