Facebook pedia password do email a novos utilizadores

Alguns utilizadores viram-se obrigados a dar a password do email ao Facebook para poderem completar o registo na plataforma. A empresa reconheceu a prática e anunciou que vai deixar de pedir o dado.

O Facebook pediu a alguns novos utilizadores a password dos respetivos emails para que pudessem abrir uma conta na rede social, avançou a imprensa especializada. Este era um passo que estava a ser exigido e só através de vários passos é que o utilizador era capaz de contornar o pedido.

A password do email é um dado estritamente pessoal de cada utilizador, uma vez que permite aceder à caixa de entrada, onde está a correspondência privada, independentemente do fornecedor de serviços escolhido. A empresa confirmou que tinha adotado esta prática e, depois das críticas, decidiu deixar de pedir a password.

O alerta foi dado quando algumas pessoas recorreram ao Twitter para denunciar que o Facebook estava a pedir a password dos emails como forma de “verificação” das contas. A empresa acabou por confirmar que este era um método disponível “a um número muito pequeno de pessoas” e que este dado não era armazenado pela plataforma.

No entanto, fonte oficial da empresa, citada pelo jornal especializado CNet, acabou por admitir que a empresa “compreende que a verificação com password não é” o melhor método e anunciou que a empresa vai deixar de pedir esta informação a novos utilizadores.

Este é mais um caso a envolver a privacidade e segurança dos utilizadores do Facebook. O caso ganha especial relevância na medida em que as passwords são consideradas uma informação pessoal e intransmissível, mesmo pela própria rede social.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Facebook pedia password do email a novos utilizadores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião