Uber já tem trotinetas elétricas em Madrid

A Uber colocou mais de 500 trotinetas elétricas da Jump nas ruas de Madrid, o primeiro mercado em que a empresa, acionista da Lime, aposta neste negócio por conta própria.

A Uber lançou um serviço de trotinetas elétricas partilhadas em Madrid. A empresa colocou 566 trotinetas nas ruas, tornando a capital espanhola no primeiro mercado em que a empresa aposta neste tipo de negócio.

As trotinetas estão associadas à marca Jump, empresa de bicicletas elétricas que foi comprada pela Uber no ano passado. No final de fevereiro, a Jump também trouxe as bicicletas elétricas para Lisboa.

Tal como acontece com as bicicletas, as trotinetas da Jump podem ser desbloqueadas na mesma aplicação usada para chamar um motorista, de acordo com o El País. Os utilizadores pagam 1 euro pelo desbloqueio e 12 cêntimos por cada minuto de viagem. Ao longo deste mês, os primeiros dez minutos são gratuitos.

No início de dezembro de 2018, Madrid deu 72 horas às empresas de trotinetas elétricas para retirarem os veículos das ruas. Em causa, a falta de regulamentação para este tipo de serviço e o facto de muitos utilizadores estacionarem as trotinetas em sítios proibidos, como em pleno passeio ou em cima de passadeiras.

Já em fevereiro deste ano, a autarquia madrilena atribuiu licenças a 18 das 25 empresas interessadas em explorar o negócio na capital espanhola. As empresas licenciadas foram as seguintes: Uber (Jump), Eskay, Voi, Taxify (Bolt), Scoot, Koko, Ufo, Rideconga, Flash, Mobike, Ari, Tier, Alma, ime, Motit4u, Wind e SJV Consulting. O número de trotinetas foi limitado a 8.600, de um total de 110.000 trotinetas que estas empresas pretendiam colocar nas ruas.

Contactada pelo ECO, a Uber recusou responder se também tenciona colocar trotinetas elétricas nas ruas de Lisboa. Estes equipamentos têm sido uma tendência na capital portuguesa desde o final do verão passado, onde existem já nove operadores e milhares de trotinetas: Lime, Hive, Bungo, Voi, Tier, Wind, Flash, Bird e Frog. Algumas destas empresas estão também a lançar operações em cidades como Porto, Maia, Faro e Coimbra, por exemplo.

Apesar de chegar tarde ao mercado das trotinetas elétricas, numa altura em que existem largas dezenas de outras empresas com um serviço semelhante, a Uber foi uma das primeiras investidoras na Lime, da qual é acionista. No início de julho de 2019, a Uber investiu, em conjunto com a Alphabet e a Google Ventures, um total de 335 milhões de dólares na Lime. Desta forma, tem participado no crescimento da empresa líder de mercado, que já vale mais de 2.000 milhões de dólares em apenas dois anos de existência.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Uber já tem trotinetas elétricas em Madrid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião