Primeira baixa na Libra, a moeda do Facebook: PayPal renuncia ao projeto

A empresa de pagamentos PayPal decidiu renunciar ao projeto Libra, a criptomoeda que está a ser desenvolvida pelo Facebook. Visa e MasterCard estarão a ponderar fazer o mesmo.

Está feita a primeira baixa no projeto da Libra, a criptomoeda do Facebook. A empresa de pagamentos PayPal decidiu deixar de participar na rede, uma decisão que poderá ameaçar a ambição de Mark Zuckerberg de criar um sistema global de pagamentos digitais. A notícia foi avançada pelo The Wall Street Journal (acesso pago).

Segundo fonte oficial do PayPal, citada pelo jornal, os responsáveis da empresa decidiram “renunciar à participação” no projeto do Facebook. No entanto, a empresa mantém-se entusiasta do projeto e garante que vai manter contacto com a equipa da Libra no sentido de explorar futuras parcerias.

O Facebook tenciona lançar uma moeda digital, chamada Libra, na primeira metade de 2020. Para tal, reuniu uma série de parceiros de relevo, numa espécie de coligação da qual o PayPal fazia parte até hoje. No grupo encontra-se também o duopólio Visa e MasterCard e a luso-britânica Farfetch.

No entanto, o projeto tem merecido forte oposição por parte de reguladores mundiais, entre os quais a Fed e o BCE, mas também a Comissão Europeia e alguns países como França e Alemanha. A principal preocupação é que uma rede global de pagamentos desta natureza possa representar um risco para a estabilidade do sistema financeiro.

Na semana passada, o mesmo jornal revelou que a Visa e a MasterCard, líderes mundiais em soluções de pagamento, também estão a ponderar renunciar ao projeto, temendo a má publicidade e um escrutínio mais apertado por parte das autoridades.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Primeira baixa na Libra, a moeda do Facebook: PayPal renuncia ao projeto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião