França multa Apple em mil milhões. Violou regras da concorrência
A Autoridade da Concorrência de França multou a Apple em mil milhões de euros. Considerou que a marca violou as regras da concorrência na sua rede de distribuição.
A Apple foi multada em mil milhões de euros pela Autoridade da Concorrência de França, na sequência de práticas anticoncorrenciais na sua rede de distribuição e de abuso da dependência económica dos seus revendedores. A notícia foi avançada pela Reuters.
“A Apple e dois dos seus parceiros grossistas acordaram em não competir uns com os outros e impedir que outros distribuidores competissem entre si, esterilizando o mercado grossista de produtos da marca”, referem as autoridades francesas num comunicado citado pela mesma agência.
Esses dois revendedores envolvidos no processo também foram multados pela mesma autoridade. A Tech Data foi alvo de uma multa de 63 milhões de euros e a Ingram Micro de 76 milhões de euros, por concordarem com os preços de forma ilegal, considerou o regulador da concorrência em França.
Esta não é a primeira vez que a gigante norte-americana é multada em território francês. Em 2008, num processo que também envolveu a rede de distribuição de produtos da marca, as autoridades exigiram que a Orange perdesse a exclusividade de vender iPhones naquele país. Já em fevereiro passado, a Apple foi multada em 25 milhões por tentar deteriorar o desempenho de iPhones que tivessem a bateria degradada.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
França multa Apple em mil milhões. Violou regras da concorrência
{{ noCommentsLabel }}