Covid-19: Rock ‘n’ Law apoia três causas diferentes. Saiba como ajudar aqui

O Rock 'n' Law - parceiro do ECO/Advocatus - mobilizou-se e apresentou este projeto 'extra' face ao contexto atual: "A tocar pela saúde de todos, em casa!". O objetivo é apoiar três causas diferentes.

O Rock ‘n’ Law lançou a iniciativa solidária “A tocar pela saúde de todos, em casa!”, face à pandemia Covid-19 que está a provocar mais mortos e infetados a cada dia que passa. A iniciativa foi lançada nas redes sociais da organização e pretende apoiar três causas diferentes distribuídas por quatro projetos: ajudar a alimentar, ajudar no fornecimento de equipamentos de proteção para os profissionais de saúde nos hospitais e ainda ajudar na construção de um hospital de campanha.

“Num mundo que hoje sabemos que era quase perfeito e não sabíamos, estaríamos a lançar o Rock ‘n’ Law 2020 e a preparar a grande festa solidária. Mas o mundo mudou e precisa, mais do que nunca, de todos. O Rock ‘n’ Law é, antes de qualquer outra coisa, uma iniciativa solidária“, refere a organização nas redes sociais.

O Rock ‘n’ Law, que junta na mesma festa várias sociedades de advogados concorrentes por uma causa, tem ao longo dos últimos 11 anos mobilizado milhares de pessoas a apoiar causas solidárias. Só na última edição, em parceria com o ECO/Advocatus, juntou 1.650 pessoas e angariou cerca de 81 mil euros para a Associação Nossa Senhora do Mar. Desta forma, acreditam que, agora, é o momento de agirem como comunidade.

O Rock ‘n’ Law vai partilhar nas redes sociais, durante as próximas semanas, vários momentos musicais protagonizados por advogados. “Ponham uns fones, escondam-se do homeschooling ou parem o teletrabalho por cinco minutos e ouçam os nossos músicos, que tocam para nos incentivar a apoiar causas que estão mesmo a precisar da nossa ajuda”, refere a organização no Instagram. Pode espreitar já alguns momentos aqui.

Perante o contexto atual, a organização decidiu lançar este projeto ‘especial’ e fora de tempo para ajudar os que mais precisam e a comunidade médica.

“Selecionámos três causas para apoiar e têm quatro projetos à escolha para apoiar na forma que vos parecer melhor: alimentação, apoiar os heróis da Saúde com a compra de equipamentos e proteção e ajudar na construção de um hospital de campanha”, explica a organização.

Ajudar a alimentar

Uma das causas que o Rock ‘n’ Law se juntou é a “Ajudar a alimentar”. Assim, os organizadores apresentaram dois projetos distintos: a Rede de Emergência Alimentar e a Comunidade Vida e Paz.

A Rede de Emergência Alimentar é promovida pelo Banco Alimentar e pela ENTRAJUDA e recolhe e entrega alimentos a quem mais precisa. Desta forma, a organização apresenta várias formas de ajudar esta instituição:

  • Voluntariado: consiste no levantamento de alimentos ao Banco Alimentar para entregar a instituições, no levantamento de refeições confecionadas a outros locais para entrega a casa de uma pessoa com carências alimentares, e na entrega de cabazes de produtos alimentares a casa de pessoas com carências alimentares;
  • Doar alimentos ou produtos de higiene;
  • Donativos económicos, que depois serão utilizados para a compra de alimentos básicos para reforçar os cabazes entregues às famílias.

Já a Comunidade Vida e Paz apoia pessoas em situação sem-abrigo e está a necessitar de produtos alimentares e equipamentos de proteção para quem os acompanhada e cuida. Pode ajudar esta instituição através:

  • Oferta de produtos alimentares: leite, iogurtes, manteiga, mortadela, queijo, fiambre, compotas, enlatados, cereais, fruta, legumes, massa, arroz, feijão, entre outros. A entrega pode ser efetuada na Rua Domingos Bomtempo, nº7, deixar à entrada, depois dos portões, todos os dias das 9h00 às 20h00.
  • Oferta de equipamento de proteção: máscaras, luvas desinfetantes. A entrega pode ser efetuada na Rua Domingos Bomtempo, nº7, deixar à entrada, depois dos portões, todos os dias das 9h00 às 20h00.
  • Voluntariado: consiste na recolha de bens durante o dia (donativos materiais), distribuição de refeições durante a noite, preparação de sandes (sábado de manhã).
  • Donativos monetários.

Ajudar no fornecimento de equipamentos de proteção para os profissionais de saúde nos hospitais

Outra das formas que o Rock ‘n’ Law considera que pode ajudar a comunidade é no fornecimento de equipamentos de proteção para os profissionais de saúde nos hospitais. A organização apoia o Hospital Dona Estefânia e o movimento civil SOS.Covid19.Portugal.

“O Hospital Dona Estefânia, Hospital Pediátrico em Lisboa, vive uma situação muito difícil, não dispondo de verba para aquisição de equipamento de proteção dos seus profissionais. Faltam luvas, máscaras, fatos de proteção, etc”, refere a organização.

Para ajudar esta unidade hospitalar, o advogado Agostinho Miranda da Miranda & Associados criou um fundo de solidariedade gerido por si com o montante inicial de 5.000 euros. Qualquer cidadão pode contribuir também para este fundo, basta fazer um donativo para o IBAN: PT 50 0018 000 3515 3956 7020 07, do titular FLORES DE BENGUELA.

Também o movimento civil SOS.Covid19.Portugal pretende angariar donativos para comprar equipamentos de saúde em falta, como máscaras, óculos e batas. Desta forma, lançou uma campanha de angariação de fundos através da plataforma de crowdfunding “GoFundMe”.

Os equipamentos adquiridos pelo movimento serão entregues a profissionais de saúde dos hospitais públicos de São João, no Porto, Santa Maria, em Lisboa, e Garcia de Horta, em Almada.

Ajudar na construção de um hospital de campanha

Por fim, a iniciativa solidária Rock ‘n’ Law pretende ajudar na construção de um hospital de campanha. Para tal basta fazer um donativo para a Cruz de Malta de Portugal, entre 19 e 29 de março, para a conta solidária seguinte: IBAN: PT 50 0035 0391 0001 4672 630 15.

O “CONVIDA 19 #TODOSPORUMACAUSA” está a angariar donativos de forma a adquirir um Hospital de Campanha que vai fazer face às necessidades dos hospitais nacionais de 1ª e 2ª linha de Portugal no combate à pandemia Covid-19.

A organização do Rock ‘n’ Law conta com as seguintes sociedades: Abreu Advogados; CMS Rui Pena & Arnaut; Cuatrecasas; DLA Piper ABBC; F. Castelo Branco & Associados; Garrigues; Gómez – Acebo & Pombo; Linklaters; Morais Leitão; PLMJ; SRS Associados; Sérvulo & Associados; Uría Menéndez-Proença de Carvalho e Vieira de Almeida.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Covid-19: Rock ‘n’ Law apoia três causas diferentes. Saiba como ajudar aqui

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião