Amorim reduz penhor financeiro do Totta sob a Galp

Renegociação do contrato de penhor financeiro entre o Santander Totta e a Amorim Energia resultou numa redução do número ações empenhadas no âmbito de um financiamento do banco à petrolífera.

A Amorim Energia e o Santander Totta renegociaram as condições do contrato de penhor financeiro estabelecido no início do ano, resultando na redução do número de ações empenhadas pela empresa detida por Américo Amorim a favor do banco no âmbito de um contrato de financiamento à petrolífera nacional.

Em concreto, avança um comunicado enviado à CMVM, “verificou-se a desoneração de 8.897.410 ações, representativas de 1,07% do capital social e dos direitos de voto da Galp (…) sem prejuízo das mesmas se terem mantido sempre na titularidade da Amorim Energia”.

Em consequência desta renegociação, a posição empenhada pela Amorim Energia a favor do banco baixou para aproximadamente 1,3 milhões de ações, representando cerca de 0,16% do capital da Galp.

O contrato de penhor financeiro entre as duas partes foi celebrado a 19 de fevereiro deste ano, tendo por objeto mais de dez milhões de ações da Galp, representativas de 1,23% do capital, a favor do Santander, sem conferir ao banco quaisquer direitos sociais inerentes às ações empenhadas.

Além do penhor, o banco “Santander detinha 212.032 ações da Galp Energia SGPS S.A, e indiretamente, através da Cartera Mobiliaria, 150.000 ações, acrescendo ainda 311.424 ações em fundos de investimento mobiliário sob gestão, da Santander Asset Management – Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Mobiliários, que integra o perímetro de participações do Banco Santander, S.A., as quais representam no total 0,0813% do capital social e dos direitos de voto da Galp”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Amorim reduz penhor financeiro do Totta sob a Galp

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião