Dona do Pingo Doce pede desconto nas rendas das lojas por causa do vírus

Administração do Pingo Doce enviou cartas a senhorios onde tem lojas a pedir um corte nas rendas. Empresa diz que procurou "sensibilizá-los para as fortes limitações à utilização dos espaços".

A Jerónimo Martins está a contactar senhorios dos espaços onde tem instaladas algumas das suas lojas para lhes pedir uma redução parcial do valor das rendas durante a pandemia. “Revisão de rendas” é o assunto que surge no topo das cartas que a dona do Pingo Doce enviou a proprietários dos imóveis, explicando que na base deste pedido está a o “decréscimo significativo da atividade” em resultado das “fortes limitações à utilização dos espaços com que se debate”.

Numa das cartas a que o ECO teve acesso, datada de 3 de abril e assinada pela administração do Pingo Doce, a empresa lembra os senhorios dos “tempos de uma exigência sem precedentes” provocados pelo Covid-19. E também dá conta das diversas medidas que tiveram que ser adotadas pela empresa para se ajustar às implicações da declaração de estado de emergência, a 19 de março, entretanto prorrogada por mais 15 dias, até 17 de abril.

"Pingo Doce pediu aos senhorios que considerassem a possibilidade de, em conjunto, se analisar a viabilidade de uma revisão em baixa do valor da renda a aplicar enquanto durassem as restrições à circulação das pessoas na rua e nos estabelecimentos.”

Jerónimo Martins

Fonte oficial

O “Pingo Doce contactou os proprietários dos imóveis comerciais que tem arrendados para a sua operação no sentido de sensibilizá-los para as fortes limitações à utilização dos espaços com que se debate”, diz fonte oficial ao ECO, reconhecendo o envio destas cartas onde explica aos senhorios que o estado de emergência implicou uma redução da área comercial disponível, bem como a diminuição da respetiva taxa de ocupação, com a imposição de um limite de quatro pessoas por cada 100 m2. E que “aos horários reduzidos de abertura ao público juntou-se o encerramento pelo Pingo Doce das áreas de restauração e cafetaria”.

Foi perante este quadro que a Jerónimo Martins “pediu aos senhorios que considerassem a possibilidade de, em conjunto, se analisar a viabilidade de uma revisão em baixa do valor da renda a aplicar enquanto durassem as restrições à circulação das pessoas na rua e nos estabelecimentos”, diz a empresa. O ECO contactou a Sonae para perceber se está a fazer o mesmo, mas a dona do Continente não respondeu.

Na carta enviada aos senhorios, o Pingo Doce diz que em março tomou a decisão de “suspender temporariamente a cobrança de rendas aos seus inquilinos de espaços comerciais“, pedindo que em seu favor seja tomada uma medida semelhante. “Vimos, pelo presente, solicitar o V. Exas. que considerem também rever em baixa, durante o mês de abril, o valor das rendas e encargos devidos, com vencimento a partir do mês seguinte, pelo período que durarem os constrangimentos à livre circulação de pessoas nas vias públicas e nos estabelecimentos”, lê-se na missiva.

Pandemia está a ter impacto “significativo”

Desde o dia 1 de abril que os estabelecimentos, os serviços e as entidades que foram obrigados a fechar devido à pandemia deixaram de ter de pagar as rendas do espaço em que funcionam até um mês depois do fim do estado de emergência. Os supermercados não tiveram de encerrar, mas a Jerónimo Martins pediu aos senhorios um “desconto” na renda, justificando-o com o forte impacto que todos os constrangimentos resultantes do estado de emergência estão a ter no seu negócio.

“Estas medidas têm como consequência imediata um decréscimo significativo da atividade” do Pingo Doce, nota a empresa na carta enviada aos senhorios. Questionada pelo ECO sobre o impacto efetivo no negócio, a Jerónimo Martins não quis revelar dados.

Segundo a Nielsen, nas últimas semanas tem-se assistido a um crescimento das vendas nos super e hipermercados com as famílias a procurarem abastecer as despensas neste período em que se pede isolamento social para travar a propagação do vírus. As vendas cresceram 65% entre 9 e 15 de março e 7% na semana de 16 a 22 de março.

Mais dinheiro para os funcionários

Estas cartas a pedir uma redução do valor das rendas foram enviadas praticamente ao mesmo tempo que a empresa anunciou um aumento de 5% no prémio anual extraordinário que vai distribuir pelos colaboradores: são 500 euros a entregar a cada um dos seus 71.500 colaboradores em Portugal (num total de 21 mil), na Polónia e na Colômbia.

A decisão de aumentar os bónus aos funcionários tem por base os bons resultados alcançados no ano passado pela Jerónimo Martins: apresentou um crescimento dos lucros de 7,9% para 438 milhões de euros. Pedro Soares dos Santos, que em 2019 ganhou mais de dois milhões de euros, vai entregar 37,5 milhões aos colaboradores, mais 216,5 milhões de euros aos acionistas, valor esse cujo pagamento está dependente da realização da assembleia geral de acionistas, entretanto adiada por causa da pandemia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dona do Pingo Doce pede desconto nas rendas das lojas por causa do vírus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião