Rio critica Costa por manter Centeno. “Força do ministro é superior à do primeiro-ministro”, diz no Twitter

Rui Rio considera que Mário Centeno continua sem condições para ficar no Governo e acusa Costa de ter menos força que Centeno no Governo.

O líder da oposição criticou esta quinta-feira no Twitter o primeiro-ministro por ter mantido o ministro das Finanças em funções, apesar de este não ter condições para continuar. Para Rui Rio, a “força de Centeno é superior à de Costa”.

Em causa está a polémica à volta da transferência de 850 milhões de euros para o Fundo de Resolução para este injetar dinheiro no Novo Banco ao abrigo do mecanismo de capital contingente. O primeiro-ministro disse no Parlamento que a operação só iria ser realizada após ser conhecida a auditoria da Deloitte, mas a transferência já tinha ocorrido.

Mário Centeno não passou a ter condições para continuar“, considera o presidente do PSD, criticando o primeiro-ministro por ter assumido que no Governo, “ainda que sem condições, um ministro pode continuar a sê-lo, mesmo quando faltam mais de três longos anos para o fim da legislatura”.

Esta quarta-feira, Rui Rio tinha pedido a demissão de Mário Centeno, acusando-o de deslealdade face a António Costa após as declarações do ministro das Finanças nessa manhã na comissão de orçamento e finanças. Em entrevista à TSF na terça-feira, Centeno admitiu que tinha existido uma “falha de comunicação” entre o Ministério das Finanças e o gabinete do primeiro-ministro, mas no Parlamento foi mais longe, afirmando que a operação não foi feita à “revelia” de Costa, que o tema tinha passado pelo Conselho de Ministros e que seria irresponsável não proceder à transferência do dinheiro. Segundo Centeno, a operação foi realizada no último dia legal possível para a fazer, não podendo ser adiada.

Após estas declarações, Marcelo Rebelo de Sousa tirou o tapete ao ministro das Finanças, colocando-se do lado do primeiro-ministro. “O senhor primeiro-ministro esteve muito bem no Parlamento quando disse que fazia sentido que o Estado cumprisse a as suas responsabilidades, mas naturalmente se conhecesse a conclusão da auditoria”, disse o Presidente da República ao lado de António Costa, argumentando que “para os portugueses não é indiferente cumprir compromissos com o conhecimento exato do que se passou, ou cumprir compromissos e mais tarde vir a saber como se passou“. Neste momento decorre um almoço entre Marcelo e Costa sobre o futuro de Centeno, de acordo com o Expresso.

A polémica viria a culminar numa reunião de trabalho entre António Costa e Mário Centeno na noite de ontem. Desse encontro saíram fotografias sorridentes de ambos e um comunicado onde o primeiro-ministro mantinha a confiança “pessoal e política” no ministro das Finanças. “Ficaram esclarecidas as questões relativas à falha de informação atempada ao primeiro-ministro sobre a concretização do empréstimo do Estado ao Fundo de Resolução, que já estava previsto no Orçamento de Estado para 2020, que o Governo propôs e a Assembleia da República aprovou”, lê-se no comunicado.

(Notícia atualizada às 13h50 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rio critica Costa por manter Centeno. “Força do ministro é superior à do primeiro-ministro”, diz no Twitter

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião