Costa e Marcelo discutem futuro de Centeno em almoço privado

  • ECO
  • 14 Maio 2020

O primeiro-ministro e o Presidente da República vão almoçar em privado esta quinta-feira para falar, entre outras coisas, do futuro de Mário Centeno.

O primeiro-ministro e o Presidente da República almoçam em privado esta quinta-feira, num encontro onde António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa deverão falar sobre o futuro de Mário Centeno e esclarecimentos sobre a relação de Costa com o seu ministro das Finanças. O encontro, noticiado pelo Expresso (acesso condicionado), decorre depois da reunião que têm no Infarmed onde será avaliado o plano de desconfinamento gradual em curso e planearem os próximos 15 dias desta tentativa de retoma.

Segundo o jornal, Marcelo Rebelo de Sousa quer compreender com mais detalhe o que originou a alegada “falha de comunicação” entre Costa e Centeno e que levou o Ministério das Finanças a dar “luz verde” ao Fundo de Resolução para que transferisse 850 milhões de euros para o Novo Banco ao abrigo de um mecanismo criado aquando da venda ao Lone Star. Uma operação da qual Costa não tinha conhecimento da concretização quando prometeu, no Parlamento, na semana passada, que a transferência não seria feita sem que se conhecessem os resultados de uma auditoria independente ao banco.

Este encontro privado acontece no rescaldo de uma reunião entre Costa e Centeno, que terminou já perto da madrugada, que levou o Governo a emitir um comunicado para assegurar que “as questões relativas à falha de comunicação” ficaram “esclarecidas”. Para já, segundo o Expresso, Marcelo ficou aliviado por Costa ter segurado Centeno, apesar dos pedidos de demissão de outros partidos. Para Belém, este era um mau momento para o ministro das Finanças sair do Governo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa e Marcelo discutem futuro de Centeno em almoço privado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião