Será 2021 o ano decisivo para as Finanças Sustentáveis?premium

A partir de 30 de junho, os bancos vão passar a incluir critérios ESG na análise de risco dos projetos a que são concedidos créditos. A orientação é europeia e será seguida pelo Banco de Portugal.

O ano de 2021 é marcado pela aceleração com que os temas relacionados com Finanças Sustentáveis estão a marcar a agenda europeia e as instituições financeiras. São vários os documentos em circulação, são vários os regulamentos a entrar em vigor, são várias as recomendações que bancos e gestores de fundos têm de cumprir. Alguns deles são de seguida brevemente explicados. 1. O Regulamento 2019/2088 sobre divulgações relacionadas com a sustentabilidade O Regulamento 2019/2088 também conhecido como “SFDR (1)” aplica-se aos participantes do mercado financeiro e aos consultores financeiros. Entrou em vigor em 10 de março, mas a sua completa implementação será escalonada no tempo, nomeadamente, a 30 junho 2021, janeiro de 2022 e até dezembro 2022. Interveniente no mercado financeiro:a) uma

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos
  • Economista especializada em sustainable and climate finance

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.