REN concretiza compra de gasoduto no Chile

Gestora da rede elétrica nacional finalizou esta terça-feira a compra de um gasoduto no Chile por cerca de 170 milhões de euros. Negócio enquadra-se no plano de internacionalização da empresa.

A gestora de rede elétrica nacional REN finalizou esta terça-feira a aquisição de 42,5% do capital da Electrogas à ENEL Generacións Chile, num negócio avaliado em 171,9 milhões de euros, informou a empresa liderada por Rodrigo Costa num comunicado enviado à CMVM.

A Electrogas detém um gasoduto na zona central do Chile com 165,6 quilómetros de comprimento, tratando-se de um gasoduto de grande relevância no país, que liga o terminal de regaseificação de Quintero a Santiago (a capital e o maior centro populacional chileno) e a Valparaíso (um dos portos mais importantes do Chile).

O contrato de compra já tinha sido anunciado em dezembro do ano passado. Porém, estava dependente do não exercício dos direitos de preferência de outros acionistas da Electrogas, um direito que não veio a ser exercido.

A REN informa que o negócio será concretizado “com recurso a linhas de crédito de longo prazo disponíveis no grupo“.

A aquisição deste gasoduto enquadra-se no plano de internacionalização da gestora da rede elétrica e no seu plano estratégico aprovado para o triénio 2015-2018, procurando “cumprir um dos seus objetivos de médio e longo prazo ao adquirir uma participação relevante num ativo enquadrado num dos setores onde detém ampla experiência e num país com uma economia estável e competitiva”.

As ações da REN fecharam esta terça-feira nos 2,565 euros, acumulando uma perda de 5% desde o início do ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

REN concretiza compra de gasoduto no Chile

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião