Abreu Advogados e IES-SBS premeiam projetos na área da saúde mental

As candidaturas ao Prémio Legal Up 2022 | Saúde Mental estão abertas até 7 de março e o vencedor terá direito a uma bolsa de 50 horas de assessoria jurídica e um workshop de inovação social.

A Abreu Advogados em parceria com o IES-Social Business School lançou o Prémio Legal Up 2022 | Saúde Mental. O objetivo é promover e dar a conhecer projetos inovadores que estejam a ser desenvolvidos na área da Saúde Mental em Portugal.

“A Saúde Mental é o tema do nosso programa global de Sustentabilidade para 2021/2022, através do qual temos vindo a promover um conjunto de iniciativas e debates de sensibilização para uma problemática que a pandemia veio agravar e que é absolutamente fundamental para o desenvolvimento da comunidade. O Prémio Legal Up que agora lançamos pretende incentivar à criação de projetos que possam encarar a Saúde Mental numa perspetiva inovadora e encontrar soluções diferenciadas que mudem a sua perceção social”, explica Alexandra Courela, sócia e co-coordenadora do Programa Pro Bono da Abreu Advogados.

As candidaturas estão abertas a partir desta quinta-feira, 3 de fevereiro, até ao dia 7 de março e o vencedor terá acesso a uma bolsa de 50 horas de assessoria jurídica em regime Pro Bono e um workshop de inovação social, que o irá ajudar a obter as ferramentas de capacitação necessárias para o desenvolvimento do projeto.

As candidaturas poderão ser submetidas através do preenchimento de um formulário online e do envio de um vídeo de pitch com uma duração máxima de 3 minutos. O júri é composto por Alexandra Courela e Pedro Pais de Almeida, sócios da Abreu Advogados; Carlos Azevedo, diretor Executivo do IES-SBS e Henrique Prata Ribeiro, médico psiquiatra e um dos responsáveis pelo estudo do Hospital Júlio de Matos sobre Saúde Mental em tempos de coronavírus.

“O tema da saúde mental está na ordem do dia, em particular devido à pandemia que vivemos. De acordo com um estudo realizado em parceria pela empresa Cision e o Manicómio, projeto de Arte para desmistificar a doença mental, em comparação com o ano de 2019, os trabalhos informativos sobre Saúde Mental em 2021 tiveram um aumento de 326%, e em relação a 2020 de 159%. Adicionalmente, cerca de um quinto dos portugueses sofre de uma perturbação psiquiátrica (22,9%), sendo Portugal o segundo país com a mais elevada prevalência de doenças psiquiátricas da Europa. Estas são algumas razões que nos levam a considerar a saúde mental como um problema importante e negligenciado que merece soluções inovadoras e sustentáveis. O IES-SBS existe para as apoiar no processo de estruturação, desenvolvimento e crescimento”, destacou Carlos Azevedo, Diretor Executivo do IES-SBS.

O Legal Up enquadra-se na área da sustentabilidade da Abreu Advogados, na qual é definido um tema específico, com o objetivo de promover iniciativas e o debate de causas estruturais para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Recorde-se que a saúde mental é também um dos temas em destaque na agenda social e económica mundial, sendo um dos assuntos de maior importância na atualidade, segundo referem o Fórum Económico Mundial ou mesmo a Organização Mundial de Saúde.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Abreu Advogados e IES-SBS premeiam projetos na área da saúde mental

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião