Mexia: Naturgas não está à venda

António Mexia refutou esta quinta-feira as notícias que dão conta de que a EDP está a vender a Naturgas em Espanha. "Não há nada no que diz respeito à Naturgas", declarou o gestor.

António Mexia garante que a EDP não tem em curso qualquer operação para a venda da Naturgas em Espanha. “Não há nada no que diz respeito à Naturgas”, declarou o presidente executivo da elétrica nacional. “A Portgas foi classificada como ativo para venda. Sobre a Naturgas não há nada”, frisou Mexia.

No mês passado, o jornal Expansión avançou que o fundo de infraestruturas do banco JPMorgan Chase estaria em negociações para adquirir parte ou a totalidade da Naturgas, uma sociedade do grupo EDP em Espanha e a segunda maior distribuidora de gás no país. A operação poderia ascender aos dois mil milhões de euros, tornando-se automaticamente no maior negócio do ano no setor energético.

Só que não há nada. “Neste momento não há nenhuma operação. Do ponto de vista de considerar ativos, estamos regularmente a fazer esse exercício. A única que está classificada para venda é a Portgas. Não há nenhuma operação a decorrer com a Naturgas”, explicou Mexia.

A EDP apresentou uma subida de 5% dos lucros para 961 milhões de euros em 2016. Foi um desempenho que ficou acima das estimativas dos analistas sondados pela Bloomberg, que apontava para um lucro a rondar os 935 milhões de euros.

A elétrica anunciou ainda o aumento do dividendo para 0,19 euros, ligeiramente acima da remuneração acionista esperada pelos investidores e da praticada nos últimos anos. Representa um payout de 72%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mexia: Naturgas não está à venda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião