Em entrevista ao ECO, a líder do BE deixa pistas sobre o próximo ministro das Finanças e adianta que o substituto de Carlos Costa deve ter "claro perfil de defesa de interesse público".
O Bloco tem sido crítico de Mário Centeno e de Carlos Costa. O mandato do segundo termina poucos meses depois de arrancar a próxima legislatura. O ministro das Finanças está nas listas a deputado à Assembleia da República e não é certo que fique à frente do Terreiro do Paço no próximo Governo, mesmo que se confirmem os dados das sondagens que dão vitória ao PS. O ECO quis saber o que pensa Catarina Martins sobre o perfil destes dois importantes cargos.
Como deve ser o perfil do ministro das Finanças na próxima legislatura?
Que seja ministro das Finanças. E não seja ministro da da Saúde, ministro da Educação, ministro da Justiça.
Não pode ter super poderes?
Uma coisa é perceber que as contas certas são importantes e uma estratégia financeira deve ser levada a sério. Outra coisa é paralisar o país porque há um ministro que define todas as áreas. Andamos a perder dinheiro por causa disto.
Alguém acha que o ministro Mário Centeno tinha tido este papel se não fosse uma decisão do Governo que ele o tivesse?
Então Mário Centeno não é a pessoa certa?
O problema não são as pessoas. São as estratégias.
Mas já lidou com Mário Centeno..
Alguém acha que o ministro Mário Centeno tinha tido este papel se não fosse uma decisão do Governo que ele o tivesse?
O Bloco é muito crítico do atual governador do Banco de Portugal que termina o mandato em julho de 2020. Qual deve ser o perfil do próximo governador?
O atual governador tem sido um banqueiro entre banqueiros. Temos de alterar a regulação. Claro que quem ocupa os cargos tem a responsabilidade pelo que faz deles, mas também é preciso compreender quando há problemas sistémicos. Precisamos de um claro perfil de defesa de interesse público.
Francisco Louçã dava um bom governador?
Não sei se estaria disponível sequer (risos). Estou muito mais interessada em discutir a regulação do que os nomes do próximo governador.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“Próximo ministro das Finanças não pode ser da Saúde, Educação e Justiça”
{{ noCommentsLabel }}