Polícia Judiciária junta-se à luta contra o “ransomware”
A entidade portuguesa juntou-se ao projeto 'No More Ransom' para combater, em conjunto com a Europol e empresas privadas, uma das fraudes informáticas mais proeminentes da atualidade.
A Polícia Judiciária (PJ) portuguesa associou-se à iniciativa de segurança informática ‘No More Ransom’, um projeto criado há cerca de três meses pela Europol e várias empresas privadas, cujo objetivo é combater um dos mais proeminentes vírus informáticos da atualidade: o ransomware.
Se nunca ouviu falar de ransomware, imagine um cenário em que chega a casa e não consegue abrir a porta porque a fechadura foi mudada. Ou que liga o computador e não consegue aceder aos dados porque lhe é pedida uma palavra-chave que não tem. E pior: para obter essa palavra-chave, é-lhe pedido um pagamento em dinheiro. Isso mesmo: ransomware é um vírus que sequestra os dados das vítimas e, depois, pede um resgate para os libertar.
Agora, ao integrar o projeto ‘No More Ransom’, a PJ deverá colaborar com diversas outras instituições na “luta mundial contra este problema”, avança esta terça-feira a empresa de segurança Kaspersky em comunicado, uma das promotoras. Com a PJ, entidades de segurança de 12 outros países juntam-se a esta batalha pela proteção dos dados de utilizadores e empresas.
O foco do projeto está em fornecer as chaves para desbloquear os conteúdos encriptados por programas maliciosos e dar dicas de prevenção. Segundo a Kaspersky, “durante os primeiros meses, mais de 2500 pessoas conseguiram decifrar os seus dados com êxito, sem ter de pagar aos hackers“.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Polícia Judiciária junta-se à luta contra o “ransomware”
{{ noCommentsLabel }}