Tem uma literacia financeira acima da média? Faça o teste
Os portugueses melhoraram na literacia financeira, mas continua a haver lacunas. Há questões que parecem simples, mas poucos conseguem acertar na resposta. Teste os seus conhecimentos.
O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros dá nota de uma melhoria nos conhecimentos financeiros dos portugueses, mas continuam a existir algumas lacunas no que toca aos números. Um teste de cinco questões realizado no âmbito do Inquérito à Literacia Financeira revelou que ninguém conseguiu acertar em todas. Em média, acertaram em metade. E você? Veja se sabe.
- Suponha que cinco irmãos recebem mil euros e que esse valor é distribuído equitativamente por todos. Com quanto dinheiro fica cada um?
- Suponha agora que os cinco irmãos têm de esperar um ano para receber a sua parte dos 1000 euros. Se a taxa de inflação for 2%, daqui a um ano vão conseguir comprar… [mais/o mesmo/menos do que hoje];
- Se emprestar 25 euros a um amigo e ele lhe devolver os 25 euros no dia seguinte, quanto é que ele pagou de juros?
- Suponha que coloca 100 euros num depósito a prazo com uma taxa de juro anual de 2%. Quanto é que terá na conta ao fim de um ano? (Considere que não são cobradas
comissões nem impostos); - E ao fim de cinco anos? [mais / igual / menos de 110 euros] (Considere que não são cobradas comissões nem impostos e que no fim de cada ano deixa o valor dos juros ficar nesse mesmo depósito a prazo).
Nestas cinco perguntas, os entrevistados respondem de forma correta, em média, a 2,6″, refere o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros. Sendo que “nenhum dos entrevistados acertou na totalidade das questões”, acrescenta.
De acordo com o Inquérito à Literacia Financeira, a maioria dos dos inquiridos (42,1%) acertou em três questões, registando-se uma taxa de acerto de 17,6% em quatro das cinco questões.
Conheça as respostas: 1) 200; 2) Menos; 3) 0%; 4) 102 euros; 5) Mais de 110 euros
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Tem uma literacia financeira acima da média? Faça o teste
{{ noCommentsLabel }}