Preços na Zona Euro subiram mas pouco em novembro
Taxa de inflação na região da moeda única fixou-se nos 0,6%, revelou hoje o Eurostat. Há um ano estava nos 0,1%. Aos poucos, inflação encaminha-se para o objetivo de segurança do BCE.
Ponto a ponto, a inflação na Zona Euro vai caminhando lentamente para o objetivo do Banco Central Europeu (BCE). Os preços no consumidor subiram 0,6% em novembro, valor que compara com a taxa de 0,5% registada no mês anterior, revelou esta sexta-feira o Eurostat. Há um ano a taxa estava nos 0,1%.
Esta evolução ocorre num momento em que Mario Draghi e o Conselho de Governadores do BCE ponderam uma retirada dos estímulos monetários em virtude de uma perspetiva mais positiva acerca dos indicadores económicos na região da moeda única. Na última reunião, a autoridade monetária até prolongou o programa de compra de dívida até final do ano, mas vai reduzir o ritmo de compra mensal a partir de abril, dos 80 mil milhões de euros para os 60 mil milhões de euros mensais.
A taxa de inflação registada em novembro continua, ainda assim, muito aquém do objetivo para o qual o BCE está mandatado: expectativa de inflação abaixo mas perto dos 2%, um nível onde assegura a estabilidade dos preços e da economia.
Em Portugal, a taxa verificada no mesmo mês situou-se nos 0,5%, depois da taxa de 1,1% registada em outubro. Já as duas principais economias da região, Alemanha e França, registaram uma subida geral dos preços de 0,7%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Preços na Zona Euro subiram mas pouco em novembro
{{ noCommentsLabel }}