Energia devolve ganhos a Lisboa
O PSI-20 abriu em baixa, pressionado pelas perdas da energia. Mas o setor recuperou e levou a bolsa nacional à boleia dos ganhos. O índice nacional avança 0,42%, acompanhando o otimismo na Europa.
A energia tira, mas também dá. O setor recuperou das perdas registadas no arranque da sessão e levou o PSI-20 à boleia dos ganhos. A bolsa nacional valoriza agora 0,42%, depois de ter começado a negociar no vermelho, graças ao grupo EDP.
O PSI-20 avança 0,42% para 4.655,08 pontos, depois de ter iniciado a sessão a cair 0,14%. E se a energia foi determinante para o saldo negativo da bolsa nacional no arranque da negociação, agora é o setor que está a levar o índice de referência para os ganhos. A EDP avança 0,42% para 2,90 euros e a subsidiária EDP Renováveis acelera 0,22% para 5,92 euros. No início da sessão, as cotadas recuaram 0,24% para 2,88 euros e 0,85% para 5,86 euros, respetivamente.
Na banca, o BCP agravou as perdas, descendo agora 1,14% para os 1,0785 euros. A banca tem estado sob pressão, devido aos problemas no setor em Itália. O BCE já disse que o banco italiano Monte Dei Paschi precisa de 8,8 mil milhões de euros e não dos 5,5 mil milhões até agora identificados.
A volatilidade nas ações era esperada, uma vez que ainda há poucos participantes no mercado. “Há falta de participantes porque ainda há mercados encerrados”, diz o estratega da Daiwa Securities Co. Hideyuki Ishiguro. Os investidores ainda estão a regressar da pausa do Natal e, em Londres, o mercado continua encerrado. Mas não só. Os mercados também estão fechados na Austrália, Nova Zelândia e Hong Kong.
Esta falta de participantes também deve marcar o dia na Europa. O Stoxx 600 sobe 0,17%. Entre as principais praças europeias, o CAC-40 é o único que segue com perdas muito ligeiras. O DAX sobe 0,12%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Energia devolve ganhos a Lisboa
{{ noCommentsLabel }}