Revista de imprensa internacional

  • Leonor Rodrigues
  • 20 Janeiro 2017

Donald Trump toma hoje posse nos EUA mas há mais a acontecer. Do Reino Unido à América Latina passando por Davos, não esquecendo o setor tecnológico, saibas quais são as notícias que marcam o dia.

Donald Trump, que toma posse como presidente dos EUA esta sexta-feira, é o destaque de hoje em quase todos os jornais internacionais. Mas há mais a acontecer no mundo. Em Davos, o futuro da maior economia do mundo é tema entre intervenientes, assim como o Brexit. Também no Reino Unido, um estudo afirma que os atrasos no trânsito londrino custam 5,5 mil milhões de euros por ano. Na América Latina, o governo mexicano livrou-se de uma dor de cabeça: o líder do cartel de Sinaloa El Chapo foi extraditado para os EUA, onde será julgado por vários crimes e, no Brasil, o presidente Temer pode ter de escolher um substituído para Teori, que morreu na quinta-feira num acidente de avião. Na tecnologia, não há dúvida de que a Netflix veio revolucionar a área televisiva e há cada vez mais operadoras a seguirem o seu exemplo.

The Guardian

George Soros: May não vai durar e Trump vai ser um ditador

Em Davos, durante o Fórum Económico Internacional, o multimilionário e investidor George Soros disse ter uma visão um pouco sombria do futuro, prevendo que a primeira-ministra britânica, Theresa May, não dure muito tempo no cargo devido ao domínio do Brexit na agenda política e económica do Reino Unido. Quanto ao outro lado do Atlântico, as previsões de Soros também não são muito animadoras: o investidor pensa que Donald Trump vai ser um ditador e que vai falhar nos seus planos de impulsionar a economia dos EUA. Leia aqui a notícia completa (conteúdo em inglês / acesso gratuito)

Bloomberg

Atrasos no trânsito em Londres custas 5,5 mil milhões de libras por ano

Os atrasos no trânsito na capital inglesa custam, em média, 5,5 mil milhões de libras (cerca de 6,35 mil milhões de euros) por ano. Um estudo da London Assembly Transport recomenda “alterações radicais” no programa de gestão de congestionamento londrino e a substituição das atuais taxas fixas para entrar no centro da cidade por um programa de preços rodoviários, que deverá cobrar mais pela utilização das vias mais congestionadas. Leia aqui a notícia completa (conteúdo em inglês / acesso gratuito)

El País

México extradita El Chapo para os EUA

O líder do cartel Sinaloa, Joaquín Guzmán, conhecido como El Chapo, foi esta noite extraditado para ser julgado nos EUA, onde é acusado de tráfico de drogas, homicídio e lavagem de dinheiro. O prisioneiro 3.192 tem sido uma dor de cabeça para o governo mexicano devido às suas atividades criminosas e violentas e por ter fugido por diversas vezes de prisões de segurança máxima. Leia a notícia completa aqui (conteúdo em castelhano / acesso gratuito)

Veja

Com a morte de Teori, pode ser Temer a definir quem vai ser o próximo relator do processo Lava-Jato

O ministro Teori Zavascki e relator do caso Lava-Jato, relacionado com o escândalo da Petrobras, morreu na quinta-feira num acidente aéreo, no Brasil. O regime interno do Supremo Tribunal Federal prevê que, nestes casos, o próximo ministro seja escolhido pelo presidente brasileiro. Michel Temer pode assim ter de tomar essa decisão nos próximos dias. No entanto, o regime prevê também que a invocação de um “caráter excecional” e a redistribuição dos casos por sorteio ou a transferência de um dos ministros da 1ª Turma para a 2ª e consequente transferência do processo. Leia a notícia completa aqui (conteúdo em português / acesso gratuito)

Reuters

Há cada vez mais operadoras de televisão a seguirem o modelo da Netflix

As operadoras televisivas tradicionais estão a seguir o exemplo da Netflix, que revolucionou o setor, no que toca a disponibilizarem todos os episódios de uma série ao mesmo tempo. O objetivo é conquistar os espetadores que, cada vez mais, não querem esperar uma semana para assistir ao episódio seguinte. Pelo contrário, querem ser eles a controlar o horário em que veem séries. A Walt Disney, por exemplo, disponibilizou pela primeira vez a temporada completa (10 episódios) da série Beyond – que pode ser vista no canal Freeform – nas suas plataformas digitais no início de janeiro. Leia a notícia completa aqui (conteúdo em inglês / acesso gratuito)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião