O homem que nos vai levar Marte e pode investir em Portugal
Aos 12 anos criou um jogo que vendeu por 500 dólares. Agora é um dos mais ricos do mundo. Quem é Elon Musk, o dono da Tesla que quer investir em Portugal e enviar o Homem a Marte?
De génio e louco todos temos um pouco. No caso de Elon Musk, o dono da Tesla que pode vir a instalar-se em Portugal, as doses de loucura e genialidade estão bem mais salientes do que a maioria. Explodir bombas nucleares em Marte? É uma boa ideia, disse recentemente o excêntrico empresário norte-americano, que pretende levar a Humanidade onde ela sempre sonhou: ao planeta vermelho. Já mudou de ideias, entretanto.
Tinha apenas 12 anos quando o pequeno Elon criou o videojogo o Blastar (clique no link para jogar), que vendeu mais tarde por 500 dólares a uma revista de tecnologia chamada PC and Office Technology, da África do Sul, de onde é originário. Já nessa altura sabia o que era ser empreendedor. O pequeno negócio abriu-lhe o voraz apetite no mundo empresarial.
Atualmente, Elon Musk é proprietário de várias empresas de forte componente tecnológica. Ele é o fundador e atual presidente da SpaceX, empresa que está a desenvolver um plano com a NASA para colocar o Homem em Marte até 2025. “O futuro da humanidade estará bifurcada em duas direções: ou vai ser multiplanetária ou estará confinada a um planeta e eventualmente à espera da extinção”, diz este self-made man de 45 anos.
A ideia de lançar duas bombas termonucleares nos polos gelados de Marte pode parecer um pouco louca. Mas conforme explicou Musk no The Late Show, de Stephen Colbert, “eventualmente, poderíamos transformar Marte num planeta parecido com a Terra” se a atmosfera fosse aquecida. Salvar a Humanidade da sua própria extinção, perguntou Colbert a Musk. “Estou a tentar fazer coisas boas”, respondeu. O apresentador não perdeu tempo e voltou à carga: “Está a tentar a fazer coisas boas e é bilionário. Parece-me que é como ser um super-herói ou um super-vilão. Tens de escolher um”.
Em junho de 2016, a sua fortuna estava avaliada em 11,4 mil milhões de dólares (10,9 mil milhões de euros), colocando-se na “modesta” 34ª posição do ranking dos mais ricos do mundo elaborado pela Forbes. Formado em Física (Universidade da Pensílvania) e Economia (Wharton School of Business), Elon Musk valeu-se sobretudo da sua criatividade e excentricidade para chegar até aqui.
Depois da venda do videojogo que criou na infância, a veia inventora de Musk nunca mais parou de bombear ideias que se transformaram em negócios milionários. Foi ele quem fundou a X.com, em 1999, uma companhia de serviços financeiros e pagamentos por e-mail, com os 10 milhões de dólares que recebeu da venda de uma outra empresa que fundara anteriormente, a Zip2. Um ano depois, fundiu a X.com com a Confinity, que detinha a plataforma de transferência de dinheiro online Paypal — que deu o nome à empresa a partir de 2001. Em outubro do ano seguinte, mais um negócio milionário: vendeu o Paypal ao eBay por 1,5 mil milhões de dólares. Musk recebeu 165 milhões com esta venda.
"Quando Henry Ford produziu carros baratos e fiáveis, as pessoas dissera; ‘Nah, qual é o problema com os cavalos?’ Isso foi uma grande aposta que Ford fez. E funcionou.”
Adicionalmente, ele é um dos fundadores da SolarCity, empresa com a qual pretende revolucionar o mercado energético através da autonomização das casas alimentadas com energia renovável e que foi recentemente adquirida por dois mil milhões de dólares pela Tesla Motors, da qual também é um dos co-fundadores. É esta a fabricante de automóveis elétricos que poderá vir a instalar uma unidade de produção em Portugal. As negociações com o Governo português estão em andamento, mas Portugal não corre sozinho neste concurso.
Musk também é um dos maiores entusiastas de automóveis de condução inteligente. Polémica em torno de carros sem condutores? A história está do seu lado, assume Musk: “Quando Henry Ford produziu carros baratos e fiáveis, as pessoas disseram: ‘Nah, qual é o problema com os cavalos?’ Isso foi uma grande aposta que Ford fez. E funcionou”. E Musk quer o mesmo com os seus Tesla, automóveis que já têm capacidade autónoma total. Modelos que estão agora disponíveis em Portugal. Os preços arrancam nos 76 mil euros, mas os extras são caros.
Mas o impacto de Musk ao nível da mobilidade dos transportes será bastante maior no futuro. E isto sem contar com as viagens humanas a Marte, que podem ainda parecer algo do domínio da ficção científica. Em 2013, apresentou ao mundo o Hyperloop, um novo conceito de transporte que permitirá viajar a 1.200 quilómetros por hora. Já tem um contrato para a construção de uma ligação entre Los Angeles e San Francisco, na ordem dos seis mil milhões de dólares.
Super-herói ou super-vilão? Seja qual for a personagem, Musk escapa à nossa realidade.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
O homem que nos vai levar Marte e pode investir em Portugal
{{ noCommentsLabel }}