Em atualização Um Assassinato na Turquia é a melhor foto do ano
A foto que regista o instante em que Mevlüt Mert Altıntaş matou Andrey Karlov, o embaixador russo na Turquia, venceu o prémio de Melhor Fotografia do World Press Photo.
A fotografia correu o mundo. A 19 de dezembro de 2016, numa galeria de arte em Ankara, na Turquia, um homem está com o braço erguido ao alto, a apontar o dedo indicador ao teto, enquanto segura com a outra mão a arma com que disparou contra Andrey Karlov, o embaixador russo na Turquia. O atirador, Mevlüt Mert Altıntaş, está a gritar, um misto de desespero e regozijo por ter conseguido o seu objetivo. É uma fotografia de uma potência tal que o World Press Photo decidiu distingui-la como Melhor Foto deste ano.
O fotógrafo que captou o momento-chave daquele assassinato na galeria de arte em Ankara, na Túrquia, chama-se Burhan Ozbilici e é jornalista da Associated Press. Estava na galeria quando Mevlüt Mert Altıntaş, um polícia turco fora de serviço, entrou de rompante e disparou sobre o embaixador russo quando este estava a meio do discurso de inauguração de uma exposição fotográfica. Depois de ter disparado, gritou “não se esqueçam de Alepo, não se esqueçam da Síria!”. Além de matar o embaixador, também feriu três civis, antes de ser abatido pela Polícia.
ATUALIZAÇÃO: Stuart Franklin, presidente do júri do World Press Photo, publicou esta manhã um artigo de opinião no site de jornal britânico The Guardian, onde defende que o impacto da foto é “inegável”, mas que a imagem “promove a ligação entre martírio e publicidade”. “É a fotografia de um homicídio, o assassino e a vítima, ambos na mesma imagem. É tão problemática de publicar como uma decapitação terrorista”, acusou.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Um Assassinato na Turquia é a melhor foto do ano
{{ noCommentsLabel }}