Cristina Portugal vai ser a nova presidente da ERSE
A jurista ganhou experiência na Deco e era vogal na ERSE desde o ano passado. Substitui Vítor Santos, que dirigia o regulador da energia desde 2006 e não podia prolongar o seu mandato.
A advogada Cristina Portugal, vogal da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), deverá assumir a presidência do regulador da energia em março, substituindo Vítor Santos, cujo segundo mandato terminou em janeiro.
Na sexta-feira, serão votados os relatórios sobre as audições de Cristina Portugal e Mariana Serra de Oliveira, indigitadas para presidente e vogal do Conselho de Administração da ERSE, respetivamente, nomes que devem ir na próxima semana a Conselho de Ministros. As escolhas para a ERSE já receberam parecer favorável da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP).
A jurista Cristina Portugal chegou a vogal da ERSE em maio de 2016, com larga experiência profissional na área da defesa dos consumidores na associação de defesa do consumidor Deco e no conselho tarifário da ERSE.
Para substituir Cristina Portugal como vogal da ERSE, o Governo escolheu a economista Mariana Serra de Oliveira, que atualmente é adjunta do gabinete do secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, tendo antes passado pela ERSE e pelo gabinete de supervisão do mercado de eletricidade e gás em Inglaterra.
O antigo presidente, Vítor Santos, professor do ISEG, chegou à ERSE como vogal em maio de 2006, tendo assumido a presidência em janeiro do ano seguinte, em substituição de Jorge Vasconcelos. Em 2012 foi reconduzido pelo Governo de Passos Coelho para um segundo mandato e agora não podia continuar à frente do regulador da energia, que recentemente, através do Orçamento do Estado para 2017, adquiriu novas competências.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Cristina Portugal vai ser a nova presidente da ERSE
{{ noCommentsLabel }}