Grécia: Contração do PIB no último trimestre agravada de 0,4% para 1,2%
O PIB no último trimestre de 2016 contraiu-se 1,1% face último trimestre de 2015 em vez de ter registado um crescimento de 0,3% como tinha sido estimado em fevereiro.
A contração da economia da Grécia no quarto trimestre de 2016 foi revista esta segunda-feira em forte alta para 1,2% face ao trimestre precedente, segundo dados corrigidos publicados hoje pela agência de estatística grega (Elstat). Em fevereiro, a Elstat tinha apontado para uma contração de apenas 0,4% do Produto Interno Bruto (PIB) da Grécia nos últimos três meses de 2016 face ao trimestre precedente.
Mas a revisão ainda foi maior em relação ao período homólogo: o PIB no último trimestre de 2016 contraiu-se 1,1% face último trimestre de 2015 em vez de ter registado um crescimento de 0,3% como tinha sido estimado em fevereiro.
A Elstat sublinhou num comunicado que a grande diferença entre os números se deveu à não inclusão na primeira estimativa de uma série de dados, tanto de caráter mensal, como a balança de pagamentos de dezembro, como trimestral, como o volume de negócios da indústria ou os dados do desemprego.
A Elstat também reviu em baixa os dados dos trimestres precedentes. Assim, no terceiro trimestre, o PIB da Grécia cresceu 0,6% em vez de 0,9% como estimado inicialmente; no segundo trimestre a Elstat manteve o crescimento de 0,3% previsto inicialmente e no primeiro trimestre reviu de uma contração de 0,6% para uma de 0,7%.
Em relação à comparação homóloga, a agência de estatística grega reviu o crescimento de 2,2% para 2% no terceiro trimestre, a contração de 0,6% para 0,4% no segundo trimestre e a contração de 0,8% para 0,7% no primeiro trimestre.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Grécia: Contração do PIB no último trimestre agravada de 0,4% para 1,2%
{{ noCommentsLabel }}