Uber vai sair da Dinamarca

  • Juliana Nogueira Santos
  • 28 Março 2017

Nova lei que impõe videovigilância, taxímetros e sensores nos bancos a todos os veículos de transporte leva a tecnológica a parar as operações em território dinamarquês.

A tecnológica Uber irá parar as suas operações na Dinamarca no próximo mês, segundo avança o diário dinamarquês The Copenhagen Post. A empresa anunciou a decisão esta manhã numa conferência de imprensa, depois de terem sido aprovadas novas regras para os taxistas.

A partir de agora, todos os táxis têm de ter videovigilância, taxímetros e sensores nos bancos. Tais imposições levaram a empresa a tomar a decisão de deixar de prestar serviços e bloquear o acesso à aplicação no dia 18 de abril.

“Esperámos até ao fim quer a nova lei se expandisse de forma a permitir que os carros que já estão na estrada continuassem a ser usados”, pode ler-se no comunicado enviado à imprensa. “Mas a lei, como está atualmente, proíbe que os motoristas usem os seus carros e impõe exigências obsoletas como taxímetros caros e sensores nos bancos – funções que um smartphone desempenha facilmente.”

A empresa tem passado por dias difíceis, tanto a nível da regulação nos países onde está presente — como é o caso de Portugal, onde os partidos não se entendem acerca deste assunto –, tanto a nível administrativo, com a demissão do número dois da empresa, Jeff Jones.

A Uber contava com mais de 2.000 motoristas e 300.000 passageiros em território dinamarquês. Ainda assim, a empresa vai manter cerca de 50 especialistas na cidade de Aarhus como parte da equipa global de desenvolvimento tecnológico.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Uber vai sair da Dinamarca

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião