Pesados pesam negativamente nas vendas automóveis
O mês de Abril traz mais ligeiros à estrada. Mas os pesados de passageiros ficam pelo caminho, acusando um declínio de 37%, de acordo com os dados da Associação do Comércio Automóvel de Portugal.
O mercado automóvel acelera a fundo em Abril: as vendas subiram 17,9% em relação ao ano anterior e 6,2% desde o início do ano. Os ligeiros contribuem com um aumento de 18,2%, compensando o crescimento leve dos pesados, de apenas 0,9%.
São os ligeiros os motores desta evolução: os 20,4% de crescimento dos comerciais ligeiros ultrapassam os ligeiros de passageiros, que crescem 17,8%. Desde janeiro que o número de comerciais tem vindo a crescer 10,6%, enquanto que os ligeiros de passageiros se ficam pela metade, com 5,8%.
O grande vermelho está do lado dos pesados de passageiros, cujas vendas diminuíram 36,6% em relação ao período homólogo. Desde janeiro que estão em trajetória decrescente, com uma quebra de 10,9%, acompanhados pelos pesados de mercadorias, que venderam menos 0,3%.
Ou seja, nos primeiros quatro meses do ano, o número de pesados caiu 1,6%. Contudo, se compararmos a abril de 2016, os pesados de mercadorias salvam a categoria, pois aumentam 6%, e permitem assim o crescimento total de 0,9% já referido.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Pesados pesam negativamente nas vendas automóveis
{{ noCommentsLabel }}