Quer ter milhões de seguidores? Esta universidade ensina como
O marketing de influência é uma área em crescimento e a Yiwu Industrial & Commercial College, na China, já está a formar profissionais.
Com o aumento de popularidade de diversas personalidades da internet, quer sejam elas bloggers, youtubers, ou snapchatters, há cada vez mais jovens a quererem seguir as pisadas dos seus ídolos e a arriscarem nesta nova indústria que gera milhões. A pensar nestes, uma universidade chinesa criou um plano curricular direcionado para pessoas que querem alcançar a fama através da internet.
A Yiwu Industrial & Commercial College incluiu no currículo do curso de Manequim e Etiqueta competências como conhecer a fundo as várias marcas de roupa e acessórios, conhecer e por em prática as mais recentes tendências da moda, maquilhar e saber como agir em frente às câmaras. Tudo isto para que os alunos, a maioria deles do sexo feminino, se tornem influenciadores digitais.
Inspirado nas influenciadoras chinesas que partilham com milhões e milhões de seguidores os seus rituais diários, as suas preferências de roupa, maquilhagem e lifestyle, este fenómeno tem já direito a um nome: wanghong. Uma das alunas falou à Agência France Press (AFP) e confessou que trocou o seu futuro como contabilista para ser wanghong devido a um sonho de infância. “Sempre tive a ideia, o sonho de estar em palco com as luzes apontadas para mim e o público a observar-me”, afirmou Wang Xin, de 20 anos.
Ainda assim, o gosto pelo mundo do espetáculo não é a única coisa que move os aspirantes a wanghong. Os influenciadores são um instrumento de marketing fulcral para as empresas que têm nos jovens uma parte importante do seu público-alvo. Para chegar a estes, as empresas fornecem produtos e serviços sem qualquer custo aos influenciadores, para que estes os possam mostrar nos seus vídeos, publicações ou snaps.
Segundo um estudo da consultora Analysys International, citado pela AFP, a industria do marketing de influência em território chinês fechou o ano de 2016 a valer cerca de 7,7 mil milhões de dólares, prevendo-se que este valor duplique em 2018. A wanhong mais famosa chama-se Jiang Yilei e, devido ao seu “exército” de 23 milhões de seguidores, já conseguiu fechar patrocínios com marcas tão diversas como a New Balance e a Jaeger-LeCoultre.
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