Brexit: Britânicos terão de escolher economia ou soberania
Os negociadores britânicos já perderam a esperança de ter sol na eira e chuva no nabal: será preciso escolher uma prioridade no Brexit entre a soberania e os interesses económicos.
Os britânicos já não vão “ficar com o bolo e comê-lo”, como disse o ministro dos Negócios Estrangeiros Boris Johnson, agora que os negociadores do Brexit se aperceberam de que terão de escolher qual a sua prioridade: manter a sustentabilidade económica ou soberania total das regras da União Europeia, escreve esta segunda-feira o jornal The Guardian.
Os representantes do Reino Unido nas negociações de saída da União Europeia aperceberam-se, desde as eleições antecipadas que deixaram Theresa May com uma maioria mais pequena do que aquela que detinha antes de ter decidido voltar às urnas, de que é preciso escolher, e já não é possível ter sol na eira e chuva no nabal.
“Temos um problema porque só há duas opções viáveis”, disse uma fonte próxima do planeamento britânico ao Guardian. “Uma é um acordo de muito acesso e pouco controlo, e a outra é um acordo de pouco acesso e muito controlo, em que o resultado é algo semelhante ao CETA”, acordo entre a União Europeia e o Canadá.
A posição de Theresa May e de Jeremy Corbyn, líderes dos dois principais partidos, tem sempre sido a contrária: a de que o Reino Unido poderá manter acesso total para comércio e trocas, sem conceder nos campos da imigração, dos pagamentos devidos e da legislação.
“O que temos visto após as eleições é que as vozes dos empresários, que tinham sido silenciadas, estão a recuperar”, disse uma outra fonte ao Guardian. “Os argumentos económicos que se tinham perdido nos primeiros seis meses estão a ser ouvidos. (…) Há alguns ministros, como o chanceler, que entendem, e há outros que ou não entendem ou não querem entender”.
Confrontado pelo Guardian, um porta-voz do ministério do Brexit disse que não houve mudança de estratégia, e que a ideia de procurar muito acesso e muito controlo continua a ser a estratégia oficial do Governo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Brexit: Britânicos terão de escolher economia ou soberania
{{ noCommentsLabel }}