BCE dá luz verde a Forero na liderança do BPI
O 'ok' do supervisor europeu era o único passo formal que faltava. Apresentação de resultados semestrais, esta terça-feira, já vai ser feita por Pablo Forero.
O Banco Central Europeu já deu luz verde à nomeação do espanhol Pablo Forero como presidente executivo do BPI, avança o Jornal de Negócios (acesso pago). Assim, a apresentação de resultados semestrais do banco esta terça-feira já vai ser feita pelo novo responsável que veio substituir Fernando Ulrich aos comandos da instituição.
Aprovar a nomeação do novo conselho de administração, escolhido pelo CaixaBank, o grupo que tem a maioria do capital do BPI, foi algo de demorou mais de cinco meses, tendo em conta que o nome de Forero foi anunciado em fevereiro e foi feito também nessa data o pedido de registo da nova equipa junto do BCE. A aprovação em assembleia-geral da nova equipa foi feita em abril e o ok do supervisor europeu surge agora.
Apesar de, formalmente, a mudança só produzir efeitos agora, na prática, os gestores indicados pela instituição catalã já dirigem os destinos do BPI desde que foram aprovados pelos acionistas.
O BPI apresenta esta terça-feira resultados semestrais e segundo as previsões dos analistas do CaixaBI, o banco terá registado prejuízos de 47 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano, uma estimativa que não inclui o impacto da redução de quadros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BCE dá luz verde a Forero na liderança do BPI
{{ noCommentsLabel }}