Linha de emergência 144 reforçada para atender a vítimas dos incêndios
A linha nacional de emergência social, acessível através do número 144, foi reforçada para atender a quem tenha sido afetado pelos incêndios na região centro do país.
A linha nacional de emergência social, acessível através do número 144, foi reforçada para atender a quem tenha sido afetado pelos incêndios na região centro do país, anunciou esta quinta-feira o Ministério do Trabalho, num comunicado enviado às redações. A partir de agora, os assistentes estarão preparados para funcionar também como ponto de contacto único com estes cidadãos, agendando uma hora e um local para tratar dos vários assuntos necessários, desde pedidos de prestações sociais de apoio, a questões relativas a heranças, documentos perdidos ou outros.
A linha 144 é um serviço telefónico nacional, público, gratuito e de funcionamento 24 horas por dia, todos os dias do ano. Até agora estava especialmente dedicada a pedidos de ajuda relacionados com violência doméstica, crianças ou jovens em perigo, pessoas sem autonomia ou sem-abrigo.
Agora, foi reforçada através da articulação entre os Ministérios da Justiça, Trabalho Solidariedade e Segurança Social, e Saúde. Os cidadãos afetados pelos incêndios da região centro podem ligar para o 144 e expor as questões que enfrentam, a vários níveis, como por exemplo:
- acompanhamento social;
- pedidos de subsídios;
- respostas sociais;
- apoio psicológico;
- cuidados de saúde;
- registos relativos a óbitos, heranças e partilhas;
- renovação de documentos perdidos;
- certidões;
- documento único automóvel;
- cancelamento de veículos ardidos.
Depois de uma primeira triagem, o Governo garante que será agendada uma hora e um local para atendimento presencial, onde estarão os técnicos habilitados a responder às várias questões em causa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Linha de emergência 144 reforçada para atender a vítimas dos incêndios
{{ noCommentsLabel }}