Greve dos juízes foi desconvocada

  • ECO
  • 20 Setembro 2017

Os juízes optaram por cancelar a greve marcada para os dias 3 e 4 de outubro devido à "abertura clara da Assembleia da República" para discutir as suas exigências.

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses decidiu esta manhã cancelar a greve prevista para os dias 3 e 4 de outubro, graças a uma “abertura clara da Assembleia da República” para discutir o Estatuto dos Juízes, de acordo com uma nota enviada às redações, citada pela TSF.

Sendo assim, a Associação Sindical dos Juízes Portugueses optou por desconvocar a greve de 3 e 4 de outubro. O estatuto profissional dos juízes deverá ser debatido no plenário, segundo garantiu o grupo parlamentar do Partido Socialista ontem, terça-feira, incluindo a questão de aumentos e da estrutura das carreiras.

Os juízes têm vindo a manifestar-se descontentes com a “incapacidade [do Governo] de discutir alguns pontos do Estatuto”, inflexibilidade que motivou a greve. Acrescentou ainda a propósito das exigências dos magistrados que “o esforço de quatro milhões de euros é meramente a reposição de um corte do que foi retirado aos juízes”.

Os juízes tinham convocado a greve com base na falta de disponibilidade do Governo para negociar o Estatuto dos juízes, que, entendem, não garante aos magistrados a progressão na carreira que era devida, nem os aumentos necessários “para a garantia da sua independência”. Agora, com a maior abertura do Governo, a greve caiu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Greve dos juízes foi desconvocada

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião