Salário médio português é 561 euros mais baixo do que o alemão
Os salários mais baixos explicam-se, em parte, com a prevalência de segmentos mais mal pagos no mercado de trabalho português, conclui um estudo da Confederação Europeia de Sindicatos.
O salário médio em Portugal é 561 euros mais baixo do que o salário médio praticado na Alemanha, considerando já os custos de vida de cada país. A conclusão de um estudo elaborado por investigadores da Confederação Europeia de Sindicatos, que analisa as discrepâncias salariais entre os vários países europeus, tendo a Alemanha como termo comparativo.
Os autores do estudo “O que motiva as disparidades salariais na Europa?“ tomam por base uma remuneração média, na Alemanha, de 1.500 euros, valor que está ajustado à paridade do poder de compra. Fazendo a comparação entre vários países, o estudo conclui que “as diferenças salariais entre a Europa de leste e a ocidental parece ser motivada por uma baixa remuneração do trabalho qualificado” nos países com salários mais baixos.
Os autores desconstroem também o mito da baixa produtividade em alguns países e escrevem que, quando se comparam “trabalhadores semelhantes em cargos semelhantes, a diferença salarial entre a Alemanha e os países com salários mais baixos é ainda maior”. A grande exceção é Portugal, “onde os salários mais baixos do que na Alemanha se explicam, em parte, com a prevalência de segmentos mais mal pagos no mercado de trabalho“.
Discrepâncias salariais na União Europeia
Portugal surge, assim, como o sétimo país com os salários mais baixos da União Europeia. Abaixo, só mesmo os países da Europa de leste.
A Roménia aparece no fundo da tabela, com um salário médio 944 euros inferior aos que são pagos na Alemanha. Hungria, Bulgária, Letónia e Croácia são os restantes países com salários mais baixos do que em Portugal.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Salário médio português é 561 euros mais baixo do que o alemão
{{ noCommentsLabel }}