Aviões elétricos? Na EasyJet vai ser possível dentro de dez anos
Companhia aérea diz ser possível voar com aviões elétricos dentro de uma década. Já há um protótipo de dois lugares e em construção está um avião elétrico com capacidade para 120 passageiros.
A EasyJet espera poder voar com aviões elétricos dentro de dez anos, em voos com duração inferior a duas horas. A companhia já tem construído um protótipo de dois lugares e está a trabalhar num avião elétrico com capacidade para 120 pessoas.
A companhia aérea avançou esta quarta-feira que conta operar com aviões elétricos no espaço de uma década, numa parceria que formou com a empresa norte-americana Wright Electric. Em desenvolvimento está uma aeronave sustentada por uma bateria, que suporta voos inferiores a duas horas.
O presidente-executivo da EasyJet, Carolyn McCall, esclareceu que o futuro da indústria aeroespacial passa pelo desenvolvimento de aeronaves com motores elétricos, que reduzam as emissões de gases e os ruídos. “Pela primeira vez na minha carreira, posso imaginar um futuro sem combustível para os aviões e estamos entusiasmados por fazer parte disso”, avançou. “Agora é mais uma questão de quando, e não se um avião elétrico de curto alcance voará”.
A empresa Wright Electric trabalha atualmente com várias companhias espalhadas pelo mundo e defende que os aviões elétricos serão 50% mais silenciosos e 10% mais baratos para as companhias aéreas.
A companhia do Reino Unido pretende que todos os seus voos de curta duração sejam realizados por aeronaves elétricas, dentro de vinte anos. Já está construído um protótipo de dois lugares e em desenvolvimento está um avião totalmente elétrico, com capacidade para, pelo menos, 120 passageiros, que se espera começar a voar dentro de uma década.
Peter Duffy, diretor comercial da EasyJet, diz que “à medida que a tecnologia avança, as atitudes mudam, as ambições mudam e vemos oportunidades que não vimos antes. Isso é realmente emocionante”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Aviões elétricos? Na EasyJet vai ser possível dentro de dez anos
{{ noCommentsLabel }}