Sócrates não é engenheiro, esclarece a Ordem

  • ECO
  • 20 Outubro 2017

A Ordem dos Engenheiros vai alertar a Assembleia da República, que, no seu portal oficial, refere-se ao ex-primeiro-ministro como engenheiro.

O ex-primeiro-ministro José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa não está, nem nunca esteve, inscrito na Ordem dos Engenheiros“. O esclarecimento foi divulgado, esta sexta-feira, pela própria Ordem dos Engenheiros, em resposta ao “inusitado número de interpelações e pedidos de informação que ultimamente têm sido dirigidos a esta associação profissional”.

A Ordem acrescenta não ter “conhecimento que o cidadão em causa tenha alguma vez utilizado indevidamente o título profissional de engenheiro”, o que, a acontecer, violaria o estatuto da Ordem dos Engenheiros.

A menção a esse título profissional apenas “é feita indevidamente por terceiros”, refere ainda o comunicado.

O Ordem acrescenta ainda que irá contactar a Assembleia da República a propósito do título de “engenheiro” que atribui a Sócrates, na sua página oficial. A Ordem vai “alertar para a desconformidade existente na referência biográfica patente no seu portal”.

O facto de não deter o título de engenheiro não impediu José Sócrates de ter assinado vários projetos de edifícios na Guarda, durante a década de 1980. Um a investigação do Público, de 2008, revelou que Sócrates assinou vários projetos cuja autoria os donos das obras garantiram não ser dele.

Na altura, o ex-primeiro-ministro disse que assumia “a autoria e a responsabilidade de todos os projetos” que assinou e garantiu que desenvolveu sempre a atividade profissional “nos termos da lei”. A assinatura de projetos alheios, lembrou então o Público, constitui uma “fraude à lei”, mas não tem relevância criminal.

Já esta sexta-feira, José Sócrates diz ao Público que nunca esteve inscrito na Ordem e nunca exerceu a profissão. “Sou licenciado em Engenharia Civil, curso que concluí na Universidade Independente. Uma coisa é ser licenciado e outra é exercer a atividade: aos licenciados em Engenharia Civil chamam-se engenheiros e é isso que reclamo”, disse ao mesmo jornal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sócrates não é engenheiro, esclarece a Ordem

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião