PSD quer que Soflusa devolva dinheiro dos passes aos utentes

  • Lusa
  • 24 Outubro 2017

Perturbações no serviço registadas entre 9 e 13 de outubro, devido à falta de embarcações, levou o PSD a pedir a devolução do valor dos passes aos utentes.

Os deputados do PSD de Setúbal defenderam esta quarta-feira que a Soflusa devia devolver as verbas pagas pelos utentes no período em que não puderam utilizar o transporte fluvial entre o Barreiro e Lisboa. Num pedido de esclarecimento enviado à Soflusa, a que a agência Lusa teve acesso, o deputado Bruno Vitorino considera que o serviço “foi pago, mas não foi prestado” pela empresa.

“É inacreditável e lamentável que se tenha chegado a este ponto, de dizer às pessoas quando podem ou não apanhar o seu transporte, como se os trabalhadores ou estudantes pudessem alterar os horários do trabalho ou das aulas”, afirma.

Bruno Vitorino salienta que entre os dias 9 e 13 de outubro, a empresa anunciou que só iria operar com quatro embarcações, quando deveria ter pelo menos seis embarcações para assegurar o serviço mínimo. O deputado salienta que a Soflusa “reconheceu a sua incapacidade em assegurar o serviço”, emitindo um comunicado a pedir aos passageiros que não viajassem em hora de ponta, entre as 8h00 e as 9h00.

A impossibilidade de previsão das carreiras que iriam existir não permitiu às pessoas programarem a sua vida, de modo a minimizarem estes impactos, ainda para mais não tendo sido colocado, por parte da empresa, nenhum transporte alternativo ao dispor dos passageiros, que tiveram que recorrer a outros transportes ou a viaturas particulares para garantir a sua mobilidade”, frisa. O social-democrata considera que a restituição do dinheiro dos passes aos utentes “é um ato de justiça”, pois pagaram um serviço que não tiveram.

Questionada pela Lusa, a empresa Soflusa referiu que entre os dias entre 9 e 12 de outubro recebeu perto de 170 reclamações relativas às perturbações de serviço ocorridas. “Nestas reclamações incluem-se 17 pedidos de reembolso parcial/total de título de transporte e três pedidos de indemnização, menos de 2% das reclamações. Todos os pedidos serão devidamente analisados, durante os próximos dias, pelos órgãos da empresa competentes nesta matéria, a fim de ser dada resposta tão breve quanto possível”, refere a empresa numa resposta por escrito enviada à Lusa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSD quer que Soflusa devolva dinheiro dos passes aos utentes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião