Tribunais portugueses são os mais entupidos com cobranças na UE
Portugal assume a liderança na taxa de congestão de processos civis, sendo estes, na sua maioria, casos de cobranças de dívidas.
Na União Europeia, Portugal está à frente no que diz respeito à taxa de congestão de processos civis, sendo estes, na sua maioria, casos de cobranças de dívidas. Os dados são da Pordata Europa e mostram que, em 2015, Portugal apresentava uma taxa de congestão de 214%.
Como destaca esta quarta-feira o jornal Público (acesso condicionado), Portugal já assume a dianteira na congestão de processos civis desde 2008, sendo que apenas em 2004 foi exceção. Em 2015, há também uma grande discrepância entre o primeiro e o segundo país a surgir no ranking com a Grécia a apresentar uma taxa de congestão de processos civis de 105%.
A taxa de eficácia dos tribunais portugueses tem registado melhorias, com os processos tanto criminais como civis a avançarem cada vez mais depressa. Ainda assim, ainda existiam 1.136.292 processos pendentes nos tribunais a 31 de dezembro de 2016.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Tribunais portugueses são os mais entupidos com cobranças na UE
{{ noCommentsLabel }}