Notas falsas apreendidas quase duplicam num ano
Foram retiradas da circulação 8.077 notas, praticamente o dobro das que foram apreendidas no período homólogo.
Está a aumentar a apreensão de notas contrafeitas em Portugal. Foram retiradas da circulação 8.077 notas, praticamente o dobro das que foram apreendidas no período homólogo. A nota de 20 continua a ser a preferida.
“Em Portugal, durante o primeiro semestre de 2017, foram retiradas da circulação 8.077 notas contrafeitas de euro, representando 2,5% das notas contrafeitas detetadas na área do euro”, refere o Banco de Portugal. No primeiro semestre de 2016 tinham sido apreendidas 4.198 notas. Ou seja, houve um aumento de 91%.
“A denominação mais contrafeita foi a de 20 euros”, acrescenta o regulador do setor financeiro português. Ao todo, foram apreendidas 5.011 notas falsas de 20 euros, o equivalente a 100.220 euros.
A nota de 50 euros ficou em segundo lugar — no Eurosistema, a denominação de 50 euros foi a mais contrafeita –, contabilizando-se 2.110 notas avaliadas em 105.500 euros. No total, o valor das notas falsas apreendidas superava os 315 mil euros.
O Banco de Portugal nota que “as contrafações detetadas em circulação no primeiro semestre de 2017 são de qualidade regular e podem ser facilmente identificadas”. Como? “Recorrendo apenas a uma observação cuidada dos elementos de segurança da nota de euro, através da metodologia “Tocar – Observar – Inclinar” e sem necessidade de instrumentos auxiliares de verificação”, remata.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Notas falsas apreendidas quase duplicam num ano
{{ noCommentsLabel }}