Espanhola Alantra adquire maioria do capital da MD Moldes
A MD Moldes conta com uma nova estrutura acionista. A espanhola Alantra fica com 70% do capital, ficando o restante capital nas mãos de Manuel Domingues e dos principais quadro do grupo.
A empresa MD Moldes, fornecedora de soluções para todo o processo de produção de moldes, mudou de mãos. A espanhola Alantra Private Equity, gestora líder de ativos de capital privado na Península Ibérica com mais de 1300 milhões de euros de ativos sob gestão, é a partir de agora o mais recente e principal acionista do grupo, depois de adquirir 70% da empresa com sede em Leiria. O restante capital fica na mão de Manuel Domingues, fundador e administrador da MD Moldes, e de alguns quadros do grupo.
A entrada da gestora líder de ativos de capital privado na Península Ibérica acontece através do fundo Alantra private Equity Fund III.
Fundada há mais de 28 anos, a empresa de Manuel Domingues conta com mais de 300 colaboradores repartidos por seis unidades de produção. Com forte presença internacional, sobretudo na Alemanha e França, e com fábricas em Portugal e China, a MD Moldes exportou 90% da sua produção em 2016. O grupo fornece soluções para todo o processo de produção de moldes — engenharia, fabrico, testes e injeção — e tem um vasto portefólio, especialmente na indústria automóvel onde conta com clientes como a Porsche, Ferrari, Bentley ou BMW.
Em comunicado, Manuel Domingues explica que “o objetivo da operação é, com esta estratégia, adquirir ainda mais capacidade e agilidade para apostar num maior fortalecimento e crescimento do grupo, agilizando a concretização de novos projetos e solidificando outros”.
Para o acionista e administrador do grupo, a aposta é “investir em tecnologia, investigação, conhecimento, desenvolvimento, produção e resultados. Trata-se antes de mais de pensar no futuro do grupo, para que possa continuar a crescer sustentadamente, como aconteceu até agora”.
Já o sócio da Alantra, David Santos, destaca que “a MD Moldes enquadra-se perfeitamente nos principais critérios de investimento da Alantra PEF III, já que é um grupo líder no mercado, com uma equipa de gestão de grande qualidade, que foi capaz de internacionalizar-se num segmento industrial de grande valor, com excelentes dinâmicas de crescimento”.
David Santos garante que a “a equipa de gestão da Alantra apoiará a MD nesta nova etapa de forma a promover o seu crescimento internacional, quer através do incremento da sua capacidade de produção, quer contribuindo para a sua consolidação como player de destaque num mercado altamente competitivo”.
Apesar das alterações acionistas, a gestão do grupo vai manter-se inalterada, passando, contudo, a ser cada vez mais profissionalizada.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Espanhola Alantra adquire maioria do capital da MD Moldes
{{ noCommentsLabel }}